Reunião para mostrar o terreno e outros detalhes do projeto aconteceu na sexta (14). (Crédito: Guilherme Leite)

O prefeito Barjas Negri (PSDB) assinou sexta-feira (14) decreto cedendo um terreno de 1.742 metros quadrados ao Governo do Estado para a instalação do hospital veterinário na cidade. Esta foi a última etapa do processo iniciado em maio do ano passado, quando a prefeitura se credenciou para fazer parte do programa estadual de construção de dez hospitais veterinários no interior. A área está localizada no bairro Terra Rica/Taquaral, próximo ao Cecap-Eldorado.


Desde o ano passado, na divulgação do credenciamento para participar do programa de construção de unidades veterinárias, a administração tem mantido contato com órgãos estaduais para viabilizar o terreno, um dos quesitos para que a cidade fizesse parte do programa, além de garantir o custeio.


O prefeito, técnicos da Prefeitura e do Estado fizeram várias reuniões para entender a concepção do hospital e quais as principais características do terreno. Após visitar três áreas, o Estado optou por aceitar a localizada no Terra Rica/Taquaral, próximo ao Cecap-Eldorado, e próximo à Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).


Sobre a proximidade com a Unimep, Barjas lembrou que, desde 2018, na implantação do curso de Veterinária, a universidade vem discutindo com a Secretaria Municipal de Saúde parceria para que os alunos possam fazer estágio.


O prefeito relatou que, no anúncio da possibilidade da construção do hospital, a Unimep se manifestou interessada em participar das tratativas, o que garantirá estágio para os seus estudantes.


Definida a questão do terreno e a aprovação do projeto de lei, caberá ao governo do Estado a licitação da contratação para a construção do prédio, com cerca de 500 metros quadrados e também a instalação dos equipamentos. O Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba) e a procuradoria-geral providenciaram os documentos do imóvel para a elaboração do projeto de cessão ao Estado, que dará andamento aos processos licitatórios de construção e compra dos equipamentos.


O secretário de saúde Pedro Mello destacou que apenas dez municípios paulistas serão contemplados com um hospital veterinário. “Esse é o terceiro hospital SUS (Sistema Único de Saúde) que Piracicaba ganhou nos últimos anos”, disse se referindo ao Hospital Regional e ao Hospital Ilumina.


“Além das consultas, o hospital vai realizar raio X, ultrassom, endoscopia e terá salas de cirurgia, inclusive para estimular a castração de animais. É um equipamento que vai, principalmente, ajudar aqueles necessitados, já que os procedimentos veterinários são caros. Se um pet não for tratado, ele vira um problema de saúde para a cidade”, acrescentou.


“Esse hospital veterinário mostra o diferencial que Piracicaba tem em relação a outros municípios. Vai atender ONGs, protetores de animais e a população em geral. Também vai permitir que o município tenha mais controle sobre animais abandonados e aumentar o número de castrações”, enfatizou o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta (MDB).

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 − três =