Prefeitura inaugura anexo à UPA do Piracicamirim com 42 novos leitos

Foto: Alessandro Maschio/JP

Anexo vai atender casos de Covid-19 e síndromes respiratórias.

A Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira (20) o anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Piracicamirim. A obra foi construída no sistema de construção modular em dois meses. Uma construção com as mesmas características, em alvenaria, demoraria 12 meses para ser concluída. O Anexo conta com 42 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria para atender, inicialmente, pacientes acometidos pela Covid-19. O investimento é de R$ 5,3 milhões e a obra foi realizada pela empresa Cesar Container Eirelli.

A solenidade de entrega da obra reuniu autoridades da área de saúde, empresarial e política da cidade, além de moradores da região. Para o prefeito Luciano Almeida, a cidade vive um momento importante de combate à pandemia, com mais de 400 mil doses de vacina contra Covid-19 já aplicadas e início da redução nas restrições decorrentes desta doença, visando a retomada da economia e da vida normal da população.

“Hoje afirmo que estamos um passo à frente, pois o futuro das obras públicas deve ser neste modelo de construção: mais rápido, limpo e ecologicamente correto. A Secretaria de Obras e de Saúde já trabalham no projeto para a reforma da UPA Piracicamirim, que necessita urgentemente de melhorias.”, destacou o prefeito. Luciano também anunciou que será feita uma enquete com a população para escolher o nome do Anexo. “Queremos saber dos piracicabanos quem deve receber esta homenagem”, completou.

Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a entrega desta unidade é um divisor de águas na saúde pública municipal. “Estou muito feliz em fazer parte deste momento e poder entregar à população um local moderno para atendimento em saúde. Hoje, nesta unidade, podemos dizer que temos um espaço digno de rede particular e que atende aos pacientes do Sistema Único de Saúde. Agradeço ao Luciano pela confiança e ousadia em encarar este desafio junto com nossa equipe. Aos funcionários da saúde que nos deram todo o suporte necessário para que, hoje, esta unidade estivesse aqui, mas além disso, pelo empenho de todos no combate à Covid-19 e na busca de uma saúde ainda melhor para nossa cidade”, disse Filemon.

De acordo com o secretário de Obras, Paulo Sérgio Ferreira, a construção modular utilizada nesta obra é considerada um dos métodos mais modernos do mundo e comum em países como Estados Unidos, Europa e Japão. No Estado de São Paulo, apenas a capital e região metropolitana contam com este tipo de obra. No interior, esta é a primeira unidade de saúde pública a ser construída neste formato. “Hoje podemos ver que uma obra pública não precisa ser morosa e cheia de aditivos financeiros. A entrega deste anexo mostra nossa preocupação com a população e o dinheiro público. É algo que vai transformar a saúde de nossa cidade”, disse Ferreira.

A escolha pelo método modular se deu, principalmente, em função da rapidez, visto a necessidade de urgência que a pandemia impôs à saúde pública. Além disso, fatores ambientais – mais limpa e com menor geração de resíduos – e menor geração de ruído e importunação durante a construção foram relevantes para esta decisão. “Há 23 anos fomos à Europa conhecer um novo método de construção, mais moderno, limpo e que gerasse menos resíduos, colaborando com o meio ambiente. Hoje, após diversas pesquisas e melhorias na forma de produção dos módulos, podemos garantir que o que a cidade de Piracicaba recebe hoje é uma construção de alto padrão de igual ou superior qualidade ao encontrado em países mais desenvolvidos. Este Anexo dará aos pacientes e médicos um espaço mais limpo, seguro e confortável”, resaltou Mário Cesar de Paiva, presidente do Grupo Cesar.

Representando a Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Roberto Morais também enalteceu a nova unidade de saúde. “Esta semana começamos bem e estamos terminando melhor ainda. Na segunda-feira estive no gabinete do prefeito e entregamos a emenda de R$ 1 milhão para a construção da UBS Tatuapé 2. Dinheiro este que já está na conta do município e que em breve terá seu projeto e licitação aprovados para início breve das obras. E hoje estamos aqui, entregando essa importante unidade de saúde, moderna, aos piracicabanos. Acredito que estamos no caminho certo, Piracicaba está no caminho certo”, disse.

Em nome dos vereadores presentes à solenidade, o presidente da Câmara, Gilmar Rotta ressaltou a importância da construção. “Hoje é mais um momento importante para a saúde de Piracicaba. Esta unidade vem para assumir uma demanda importante e exclusiva da cidade, são leitos para os piracicabanos que serão muito bem atendidos aqui”, disse Rotta.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

três × 4 =