Prefeitura quer criar mais 68 leitos hospitalares em até 30 dias

Parte dos leitos vai ser instalado próximo a UPA Piracicamirim e vai ser gerida por uma OS (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O prefeito de Piracicaba Luciano Almeida (DEM) anunciou ontem a instalação de uma nova estrutura hospitalar, próxima à UPA (Unidade de pronto Atendimento) Piracicamirim, onde serão disponibilizados 40 novos leitos, sendo 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 20 de enfermaria para atendimento de pacientes de covid-19. A estrutura, segundo o democarata, deve ser entregue no prazo de 20 a 30 dias e será gerida por uma OS (Organização Social).

Com a finalização das contratações e da estrutura, Piracicaba passa dos atuais 111 para 179 leitos. Em dezembro, a cidade contava com 58 leitos para pacientes covid-19.

Piracicaba chegou ontem a 100% de ocupação dos leitos de UTI para atendimento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Diante do quadro, o democrata anunciou medidas que serão tomadas para amenizar os efeitos da doença, entre elas o aumento de leitos de UTI. Luciano participou ontem da reunião ordinária online da Câmara de Vereadores, e falou das medidas aos parlamentares.

Nesta quinta-feira, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Rezende foi convertida em ponto de atendimento a pacientes de covid-19, como já acontece com a UPA Piracicamirim. Com isso, foram disponibilizados mais dez leitos, sendo dois de UTI e oito de enfermaria, para pacientes com covid-19.

Como anunciado na semana passada, a pedido da prefeitura serão reativados dez leitos de UTI no Hospital Regional Dra. Zilda Arns, que devem estar disponíveis até o próximo dia 15.

Luciano lembrou que, apesar de atender a Região, a disponibilidade desses leitos pelo HRP vai reforçar o atendimento de pacientes de Piracicaba e das cidades vizinhas. Ontem, oito leitos de UTI foram contratados pela prefeitura junto ao HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana) dois deles já estão disponíveis e outros seis estarão até o dia 22.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

3 × um =