Prefeitura registra BO contra vandalismo em adequações de vias na região do Dois Córregos

Foto: Divulgação

Pessoas não identificadas usaram spray para apagar nova sinalização

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), registrou Boletim de Ocorrência na última quarta-feira, (11), após atos de vandalismo em adequações de vias da região do bairro Dois Córregos, envolvendo a região das Glebas Natalinas, Glebas Aliança e Glebas Haiti. De acordo com a Pasta, na última terça-feira, (10), munícipes não identificados furtaram materiais indicativos de mudança de via, placas verticais instaladas e ainda apagaram com spray a sinalização de solo implantada na via. No mesmo dia, as placas de sinalização foram recolocadas e a pintura refeita no solo. O BO registrado é o de número 3108/2021.

“A Semuttran lamenta o ato de vandalismo, uma vez que ocorreu investimento de recurso público para realizar os ajustes e enfatiza que as alterações realizadas no bairro estão em conformidade com o estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Vale ressaltar ainda que o projeto foi apresentado aos representantes de moradores do bairro com antecedência e em mais de uma visita, possibilitando que ajustes pudessem ser discutidos entre todos, inclusive com a presença de vereadores, que reforçaram a necessidade das alterações”, afirma a secretária interina da Pasta, Jane Franco Oliveira.

SEGURANÇA – As adequações, previamente acordadas com representantes dos moradores e com estudo técnico, tiveram início no dia 29 de julho, com objetivo de melhorar a mobilidade, fluidez e principalmente aumentar a segurança de motoristas e moradores nas ruas dos bairros. Isso porque as vias têm apresentado um aumento considerável do trânsito desde a pavimentação, em 2018, uma vez que tornaram-se uma ligação importante entre a avenida Dois Córregos e a avenida Pompeia.

Diante das inseguranças, a Semuttran foi procurada diretamente por moradores e também por vereadores representando suas demandas para que estudasse alternativas para o trânsito do bairro. A partir de estudo técnico na região, a Pasta elaborou sua proposta de solução, baseada nos princípios de segurança viária e obedecendo às normas legais em vigor, respeitando as regulamentações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A solução foi apresentada aos representantes das Associações dos Moradores e Amigos dos Bairros Glebas Aliança e Glebas Natalinas e validada por eles.

ADEQUAÇÕES – De acordo com a Semuttran, pelas características das vias e calçadas da região, extremamente estreitas, a opção em geral para garantir a segurança do trânsito nas vias das Glebas foi transformá-las de sentido duplo para único de direção, mantendo a permissão para estacionar em um dos lados das vias. As mudanças de direção incluem as ruas Benedito Campos Viriato; Paulo César Rasera; Veridiana Aparecida Elesbão; José Benitiz Gregório; Judith de Esmery Herculano; Ana Dias Guimarães; Luiz Gonzaga Medeiros; e Angelina dos Santos Silva.

O sentido duplo de direção foi mantido em apenas algumas vias locais (casos pontuais) e nas vias principais que fazem ligação com as avenidas Pompeia e Dois Córregos e configuram-se atualmente vias coletoras, como é o caso da rua Ayrton Senna da Silva e de um trecho da Rua Veridiana Aparecida Elesbão, permitindo a entrada e a saída do bairro. Nestes casos, em função da largura das ruas e das calçadas, não há espaço físico entre os alinhamentos prediais que permitam uma seção geométrica ideal, com duas faixas de rolamento mais uma faixa para estacionamento.

“Considerando que a configuração do trânsito atual, com intensificação do fluxo de veículos, alterou-se de modo intenso e rápido nos últimos anos, o sentido duplo de direção e a proibição do estacionamento se torna a solução técnica viável visando garantir a fluidez e a segurança na via”, explica a secretária interina.

ORIENTAÇÃO – Para apoiar as alterações no trânsito e orientar os motoristas sobre as mudanças, a Semuttran montou uma operação com os agentes de trânsito, posicionando-os em locais estratégicos do bairro por mais de dez dias consecutivos nos horários de pico. Os agentes iniciaram as ações no dia 03 de agosto, orientando os motoristas em relação aos novos trajetos a serem realizados. Desde o início das mudanças, a secretaria está acompanhando o local e verificando a necessidade de pequenos ajustes na sinalização. Com isso, pequenas intervenções visando reforçar a segurança ainda devem ser realizadas.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

um × um =