Prefeitura segue decisão do Estado e comércio pode funcionar por 12 horas

Foto: Amanda Vieira/JP

O prefeito Barjas Negri (PSDB) assinou ontem decreto que segue as regras do Plano São Paulo de combate ao coronavírus anunciadas no mesmo dia pelo Governo do Estado. O decreto entra em vigor hoje e estabelece que o comércio em geral e shoppings retomam o expediente de 12 horas diárias. O objetivo é evitar a concentração de clientes em horários de pico durante as compras de final de ano, segundo o governo estadual.


A capacidade de atendimento presencial nas lojas continua limitada a 40%, com aferição de temperatura e acesso a álcool em gel nos acessos aos estabelecimentos.


As demais regras e protocolos previstos para a fase amarela do Plano São Paulo estão mantidos, com possibilidade de revisão prevista para 4 de janeiro.

Já o funcionamento dos serviços de consumo de bebidas alcoólicas em bares e similares deve se encerrar até às 20h. Para restaurantes e similares, o funcionamento continua até às 22h, mas a venda de bebidas alcoólicas também deve ser encerrada às 20h. A capacidade de público em bares e restaurantes está limitada a 40% da capacidade de cada estabelecimento. A permanência de clientes em pé está proibida, e cada mesa pode ter, no máximo, seis pessoas.


O distanciamento mínimo entre as mesas deve ser de 1,5 metro, com aferição de temperatura e acesso a álcool em gel nos acessos aos estabelecimentos.

LEIA MAIS:

ACORDO
Com o decreto, o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e o Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no comércio de Piracicaba) firmaram um acordo e assinaram aditamento da convenção coletiva atual, autorizando o horário estendido.
“Conforme a decisão de hoje (ontem) do Governo do Estado de São Paulo, que prevê que o comércio pode funcionar por 12 horas seguidas, o horário das lojas do Centro e corredores neste final de ano será das 9h às 21h”, esclareceu o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella.


Com isso, o funcionamento em dezembro, passa a vigorar a partir de hoje da seguinte forma: de segunda a sexta-feira: das 9h às 21h; sábados (12 e 19 de dezembro): das 9h às 18h; domingos (13 e 20 de dezembro): das 9h às 17h;
dia 24 de dezembro (quinta-feira): das 9h às 18h; 25 de dezembro, 1º e 02 de janeiro: fechado. No dia 31 de dezembro: das 9h às 13h.

O horário do Shopping Piracicaba será de segunda a sábado das 10h às 22h; domingos (13 e 20 de dezembro): das 10h às 22h; dia 24 de dezembro (quinta-feira): das 9h às 18h e no dia 31 de dezembro: das 10h às 16h.


Segundo o presidente do sindicato dos comerciários, os estabelecimentos precisam disponibilizar álcool em gel, permitir somente a entrada de pessoas com máscara e limitar a entrada a 40% da capacidade do local.

Beto Silva

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

nove + doze =