Prevenir quedas é importante

Foto: Freepik

Risco de queda é hoje grave problema de saúde. 24 de junho, Dia Mundial de Prevenção de Quedas foi criado pela OMS e incorporado pelo Ministério da Saúde para alertar sobretudo idosos.

O Departamento Científico (DE DISTÚRBIOS VESTIBULARES E DO EQUILÍBRIO) da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) realiza, agora em junho, a campanha de prevenção de quedas, edição 2021.

Dia 23, às 19h, no portal abneuro.org.br, haverá uma webinar direcionado a especialistas médicos e profissionais de saúde para compartilhamento de experiências, de conhecimento sobre o tema. As aulas tratarão de questões como a tontura sob a luz da geriatria, avaliação de quedas de reabilitação de distúrbios de equilíbrio, corporal e da marcha. Serão ministradas por especialistas com experiência e atenção diária a pacientes com risco de queda.

Simultaneamente, o DC atuará para esclarecimentos responsáveis e precisos aos cidadãos. Oito vídeos serão divulgados sobre quedas, consequências etc, além de dicas de prevenção a esses acidentes.

Contexto

Validado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial de Prevenção de Quedas, o 24 de junho está incorporado no calendário do Ministério da Saúde do Brasil. Visa a conscientizar toda a sociedade sobre os riscos, especialmente à população mais idosa.

Atualmente, a probabilidade de alguém da terceira idade cair é 30% maior do que faixas mais jovens. Quanto ao grupo dos 80 anos (pouco menos e mais), cerca de 50% já sofreram quedas, alguns tendo a mobilidade reduzida por decorrência; e 5 a 10 % sofreram fraturas. Em casos mais graves há episódios de sangramento cerebral, outras complicações, inclusive lavando a óbito.

Saulo Nardy Nader, neurologista especializado em Distúrbios Vestibulares e membro titular da ABN, reforça a relevância de elucidar a população”

“É fundamental mostrar que a maior parte dessas intercorrências pode ser evitada, poupando-se assim consequências mais graves. Daí a gente preparar os vídeos e disponibilizá-los a todos, é uma prestação de serviço em saúde que certamente trará bons frutos”, comenta.

Prevenção & cuidados

– Faça atividades físicas regularmente, pois fortalecem a musculatura e melhoram o equilíbrio;

– Medicamentos só devem ser adotados sob orientação médica;

– Use calçados adequados, chinelos e crocs devem ser evitados;

– Evite subir em bancos para pegar objetos no alto de armários/estantes;

  • Também evite caminhar no escuro ou em locais mal iluminados;
  • Cuidado com os tapetes da casa, se possível, evite te-lôs;
  • Redobre a atenção e cuidados para não tropeçar em objetos deixados no chão e animais de estimação;

– Álcool e medicamentos não devem ser consumidos juntos; aliás, evite a ingestão de bebidas alcoólicas;

– Para melhorar equilíbrio e aumentar sua segurança, usa bengala ou o andador, se necessário, com orientação profissional;

– Em caminhadas externas redobre a atenção para buracos, obstáculos e imperfeições de calçadas, raízes de árvores etc;

  • Utilize sempre a faixa de pedestres e respeite a sinalização de pedestres.
  • Fique em casa, se não se sentir seguro para ir para a rua sem companhia

Da Redação

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