Previsão é de chuva a partir de hoje até sábado

Cenário de ontem, com tempo seco e baixa umidade

O Cepagri (Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) prevê a possibilidade de chuvas na RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) a partir de hoje (9) até o sábado (11). De acordo com o órgão, a tendência para a quinta-feira é de nebulosidade variável, com maior cobertura de nuvens a partir da tarde. Há possibilidade de chuvas no período da tarde, mais provavelmente entre o entardecer e a noite. Segundo a previsão, as temperaturas ficam entre 20 e 31ºC, com a máxima dependendo muito da evolução da configuração de nuvens. Sobre a possibilidade de temporais, o Cepagri adiantou que vai ser informada nos próximos dias.

A sexta-feira (10) e o sábado (11) devem ser de céu com muitas nuvens, chuvas recorrentes e com temperaturas mais amenas. Como não há indicativos da entrada de ar polar na região, já no domingo, conforme a nebulosidade se afasta, as temperaturas voltam a subir, devendo ficar acima dos 32ºC. Com as chuvas, vai haver uma melhora na umidade relativa do ar, chegando a 90% nesta quinta-feira e até 80% nos dias seguintes. Ontem, o dia se manteve com predomínio de sol, tempo seco e temperaturas em elevação. As máximas chegaram aos 36ºC. A partir de hoje, a passagem de uma frente fria pelo Estado de São Paulo vai organizar a entrada de umidade e proporciona instabilidade e chuvas em todas as regiões paulistas.

De acordo com o Climatempo para esta sexta-feira as temperaturas mínima e máxima devem ficar entre 18ºC e 26ºC, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. No sábado, mínima e máxima ficarão em 17ºC e 25ºC, ta,bem com chance de chuvas a qualquer momento. No domingo, não há previsão de chuvas para a Região. Nesta semana, o Consórcio PCJ emitiu boletim alertando sobre um possível cenário de crise hídrica durante o ano de 2022. No documento, a entidade voltou a recomendar iniciativas para ampliar a reserva de água e iniciar campanhas de sensibilização da comunidade sobre o uso eficiente da água. Entre as ações estão plantios ciliares, desassoreamentos e recarga do lençol freático.

Beto Silva

[email protected]

Leia Mais:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × 1 =