Debates são feitos dentro das atividades extracurriculares (Foto: Divulgação)

As consequências da pandemia da covid-19 na sociedade e no setor da educação é uma destacada preocupação de quatro professores da escola estadual Professor Hélio Nehring, que decidiram, como atividade extracurricular, debater estas questões junto aos alunos via aplicativo de videochamada. Hoje, às 13h, acontece a terceira edição do bate-papo.

A atividade ainda é apenas para os alunos e o professor de filosofia e sociologia Fabrício Henrique de Oliveira explica. “Para que eles não fiquem inibidos com pessoas de fora. É muito novo isso de encontros online, a maioria sequer liga a câmera e o microfone porque tem vergonha, por isso fazemos de forma exclusiva pra eles se soltarem e participar”.

Thiago Nehring (educação física), Luciana Fernandes Silva (português) e Fernanda Freire (geografia) são os outros docentes empenhados nesta atividade. “Cada professor traz o olhar de sua área. Foi o Thiago que começou a discussão, há cerca de um mês, sobre o retorno do futebol e as consequências que isso traria à sociedade”, comenta Oliveira.

O intuito, como ele enfatiza, é promover um debate que vai além do campo da opinião, com um conteúdo didático para todos os alunos do Ensino Médio e os do 9º Ano. O formato, uma espécie de live interativa, via Google Meet, acredita Oliveira, é a forma de trazê-los ao evento, numa forma que os professores também ouçam as angústias dos alunos, sem abandonar o conhecimento específico de cada um. “Todos nós estávamos perdidos no ensino a distância, que surgiu de uma maneira urgente. Estava ficando maçante, num esquema quase protocolar. Perdeu o lado humano”.

A adesão, conta o professor, foi gradual. “A fala deles mostra que a ação é positiva. Sempre comentam que viram na TV, a mãe viu no jornal, refletindo sobre aquilo que trouxemos de conceito, como a volta às aulas presenciais, por exemplo”. Já na aula sobre o futebol, debateram inclusive sobre economia e sociedade.

Erick Tedesco

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