Profissões online em que você pode ser o próprio chefe

Profissões online em que você pode ser o próprio chefe

Conteúdo publicitário

O advento da globalização da internet trouxe uma nova realidade para o trabalho de muitos setores e tornou mais possível o conceito de home office. Uma das outras mudanças que o mundo digital ocasiona é a possibilidade, cada vez maior, de trabalhar como autônomo e de gerir o próprio negócio.

Trabalhar para si e controlar a produtividade com liberdade criativa para deixar o negócio com a sua cara deixou de ser utopia na internet e atualmente há profissões online que exemplificam como é possível fazer a vida sem precisar responder a um chefe.

Dono de uma loja e-commerce

O setor do comércio eletrônico está em plena expansão no Brasil e vive o seu melhor momento quando o assunto é cifra e popularidade. De acordo com o relatório da NeoTrust, só no ano passado esse ramo cresceu em 22,7%, com o faturamento total ultrapassando a casa dos R$ 75 bilhões.

O crescimento incrível da força do e-commerce brasileiro só reforça a tendência das compras online, o que possibilita grande praticidade para os clientes.

Além de todas essas vantagens, o e-commerce torna viável a liberdade empresarial por parte do empreendedor. Muitas vezes com autonomia para gerir o negócio, o pequeno empresário tem todas as ferramentas possíveis para iniciar as vendas na internet de maneira prática e sem muitos custos.

Ao ser dono de e-commerce, é viável comercializar o que você mesmo produz e assim não depender da aprovação de terceiros para colocar uma ideia em prática ou buscar parcerias para fortalecer o negócio.

Profissional de poker online

Um outro exemplo de como ser o dono do próprio caminho é o poker. Modalidade praticada no mundo todo e também muito popular no país, o esporte das cartas tem muito espaço no Brasil e há vários jogadores que levam o poker como principal profissão.

Entre os muitos exemplos de sucesso no Brasil, vale destacar André Akkari, ex-campeão mundial que já viajou o mundo inteiro para competir. Há mais de 10 anos como profissional, Akkari transcendeu a sua carreira no poker e hoje também é empresário de sucesso no Estado de São Paulo.

Por ser um esporte popular, no poker o jogador que tem resultados constantes conta com a possibilidade de trabalhar apenas com isso caso seja bem-sucedido como profissional. Como a modalidade também pode ser disputada em casa através da internet, é possível se profissionalizar sem nem precisar sair de casa.

Também vale mencionar que o ramo do poker online é extremamente competitivo e, portanto, há diversas possibilidades de encontrar material de estudo acessível para jogadores recreativos que pretendem tornar o poker uma profissão em tempo integral.

Consultoria digital

Ainda como bom exemplo, o ramo da consultoria engloba diversos setores que tornam essa profissão extremamente abrangente. Para trabalhar como consultor pela internet, normalmente o profissional precisa ser uma autoridade em um assunto específico para que sua opinião possa ser comercializada para outras pessoas ou empresas.

As formas de trabalhar como um consultor digital podem variar bastante e o jeito mais comum de não ter um chefe e exercer esse cargo é através de um networking com vários clientes.

Ao ter uma extensa cartela de clientes e trabalhar periodicamente com cada um deles por curtos períodos de tempo, o consultor cria diferentes fontes de renda e não se compromete formalmente com nenhum deles — além de ter a comodidade de escolher exatamente quando tirar férias e outras datas de descanso.

Produtor de conteúdo audiovisual

Por último, outra profissão que também se destaca bastante na internet pela não necessidade de ter um chefe para ganhar dinheiro é o produtor de conteúdo audiovisual.

Normalmente quem produz conteúdo online e consegue viver disso são os youtubers — muitos deles são altamente influenciadores na sociedade. Não faltam exemplos de profissionais de diversas áreas que são capazes de ter uma renda confiável através de seus respectivos canais.

Entre as vantagens de produzir conteúdo audiovisual na internet, o profissional tem um grandíssimo leque de assuntos para trabalhar e conta com a liberdade para gravar no horário que bem quer.
É importante ter em mente que por não ter chefe a atenção ao lado organizacional precisa ser redobrada com deadlines estabelecidas e atualização diária das tarefas profissionais a serem concretizadas.