Programa Afluentes completa 10 anos com mais de 16 mil participantes

A atuação da Mirante, responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba, vai além da execução de obras e manutenção de todo o sistema no município. Através da área de Responsabilidade Social, atua de maneira harmônica, concedendo meios para que as comunidades se desenvolvam tanto nos aspectos sociais e econômicos, como nos aspectos ambientais. Esta relação, desenvolvida ao longo dos 10 anos de atuação da Mirante no município, priorizou o empoderamento das comunidades, através de um canal aberto entre a Mirante e a população.

Um bom exemplo é o Programa Afluentes, que é desenvolvido em Piracicaba desde o início da PPP (Parceria Público-Privada). Pelo Afluentes já passaram, nesses 10 anos, aproximadamente 16 mil pessoas. De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante, Maria Aparecida Draheim, “O objetivo do Afluentes é ouvir sugestões e contribuições da população, como forma de maximizar o desenvolvimento sustentável, minimizando impactos e, principalmente, envolvendo a comunidade nas nossas operações e na solução mais aderente à realidade local”.

Maria Aparecida lembra que a Mirante tem, em seu DNA, o compromisso com a qualidade de vida da população e com o meio ambiente. “Esse compromisso é perceptível nas ações que contemplam as atividades sociais desenvolvidas com a participação da população piracicabana”, afirma. A coordenadora lembra ainda que também é perceptível nos investimentos realizados pois, em apenas dois anos de atuação, a Mirante fez com que o município atingisse a universalização do sistema de esgotamento sanitário, que preserva a natureza e o rio Piracicaba, orgulho da população. “Todos esses fatores significam saúde, qualidade de vida, valorização da cultura local, da história de um povo e respeito ao nosso rio através da união de forças com a comunidade para o bem comum”, enfatiza.

INVESTIMENTOS

A Mirante investiu na construção de estações de tratamento de esgoto, interceptores, estações elevatórias de esgoto, linhas de recalque, ampliação da rede coletora de esgoto em benefício da população e respeito e integridade relacionados aos itens contratuais. “E para que a população pudesse participar ativamente dessas conquistas, desenvolvemos um portfólio de ações sociais que contou com a participação de mais de 100 mil pessoas”, comenta Maria Aparecida.

No período de 10 anos, foram desenvolvidos inúmeros projetos nas áreas de Educação, Cidadania, Sustentabilidade, Saúde e Qualidade de Vida, geração de trabalho e renda e formação da liderança comunitária em parceria com as instituições de ensino e comunidades do município.

“As ações desenvolvidas para os mais diversos públicos têm o objetivo de conscientizar a comunidade local sobre a importância do saneamento e do tratamento de esgoto, estimular cuidados com o meio ambiente, promover informação e capacitação, promover atividades esportivas, culturais e artísticas, entre outras iniciativas sociais”, finaliza a coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante.

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezesseis + 19 =