Projeto cultural resgata história do rock piracicabano

As gravações dos vídeos acontecem no Engenho Central, dia 27 (foto: Ricardo Moraes)

Resgatar o estilo musical presente na cultura piracicabana desde a década de 1960 e democratizar diferentes lembranças para gerações distintas é a proposta do “Lugar onde o rock não para”, que traz à tona a produção piracicabana de rock and roll por meio da linguagem audiovisual e que é contemplada pelo ProAc Municípios. Compõem a equipe do projeto o proponente Victor Corte Real (responsável pelas pesquisas e pela área de design), Rafael Bitencourt (jornalista responsável), Maurício Pinheiro (diretor de audiovisual), Sergio Carvalho (assistente audiovisual), Ricardo Moraes (editor de imagens) e Thiago Sacilotto (contador).

Serão produzidos seis vídeos-entrevistas, que serão disponibilizados, gratuitamente, na página oficial do projeto no Youtube.

Em cada um dos materiais audiovisuais, será retratada uma década, a partir de 1960, até 2010, com depoimentos de importantes nomes do rock piracicabano de cada período. “Entendemos que o rock envolve questões fundamentais para compreender uma sociedade, escancarar suas mazelas e estabelecer um retrato de cada época.

A ideia é investigar como o estilo se desenvolveu em Piracicaba, como era a produção desde os anos 1960 e quais são as principais diferenças e semelhanças até os dias de hoje”, afi rma Victor Corte Real.

GRAVAÇÕES

As gravações dos vídeos acontecerão no Engenho Central. No dia 27 de setembro, serão entrevistados os representantes da “velha guarda” do rock piracicabano. Já no dia 18 de outubro, o bate-papo reúne as novas gerações do estilo.

O processo de gravação é aberto ao público. A expectativa é que os vídeos comecem a ser publicados nos canais ofi ciais do projeto a partir da segunda quinzena de outubro.

O material será, ainda, cedido na íntegra ao Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), permitindo, assim, consultas por parte de estudantes, acadêmicos, jornalistas, além do acesso do público em geral.

Da Redação