Projeto desenvolvido por escola piracicabana vence concurso nacional

O trabalho produzido pela E.M. José Antônio de Oliveira conquistou a premiação.

Os estudantes do 3º ano – Turma B – da Escola Municipal José Antonio de Oliveira têm todos os motivos para festejar e se orgulhar. Na última sexta-feira (18), o vídeo ‘É a gota d’água!’ venceu o concurso cultural promovido pelo projeto ‘Caminho das Águas’, viabilizado pela holding Aegea Saneamento com o apoio local da área de Responsabilidade Social da Mirante.

O Estado de São Paulo foi representado no concurso com dois projetos desenvolvidos em Piracicaba – pelas escolas municipais José Antonio de Oliveira e Wilson Guidotti, localizadas nos bairros Jardim Bartira e Jardim Tóquio, respectivamente, que passaram por votação popular. As escolas concorreram com mais 36 instituições distribuídas em todo território nacional. O trabalho desenvolvido pelos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da E.M. João Antônio de Oliveira, coordenado pela professora Laís Cordeiro Rodrigues, foi escolhido como um dos 10 vencedores.

O concurso cultural integrou a etapa final do projeto, que envolveu a produção de vídeos de curta metragem, utilizando a técnica de ‘Stop Motion’, aprendida durante a oficina. A instituição vencedora ganhará um projetor, um tablet para o professor e uma experiência cultural para os estudantes.

Segundo Laís, a formação e o acompanhamento da equipe foram os diferenciais para conseguir desenvolver o trabalho. “As crianças se empenharam muito desde o início e, junto com seus familiares, votaram e divulgaram o link. No momento em que anunciei o resultado, todos vibraram muito”, afirmou a professora. Laís disse ainda que “A empolgação de conhecer uma técnica de animação e elaborar um vídeo resultaram do envolvimento das crianças, famílias e equipe escolar. Então o reconhecimento é por esse trabalho coletivo”.

“Estamos muito felizes e orgulhosos pela vitória de um dos projetos que foram desenvolvidos em Piracicaba. Acreditamos que esse resultado reforça a seriedade e a importância dos trabalhos que implementamos continuamente junto às instituições de ensino e, por isso, agradecemos a confiança e a disponibilidade das escolas que recebem os nossos projetos, sempre com muito comprometimento”, destaca a analista de Responsabilidade Social, Cynthia da Rocha, uma das viabilizadoras do concurso no município.

SOBRE O VÍDEO ‘É A GOTA D’ÁGUA!’ – O vídeo ‘É a gota d’água’, produzido pela E.M José Antonio de Oliveira, aborda a temática acerca a preservação do meio ambiente. O curta mostra um rio com muitos peixes que vai se poluindo devido a ação do homem, mas que se recupera após a ação de um indivíduo que recolhe todo lixo descartado no corpo hídrico e desenvolve um trabalho de conscientização para que o problema não volte a acontecer.

O trabalho pode ser conferido abaixo:

CAMINHO DAS ÁGUAS – O projeto O Caminho das Águas é uma produção da Zureta Filmes, patrocinada pela AEGEA Saneamento por meio da Concessionária Prolagos no Estado do Rio de Janeiro. O projeto é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Com carga horária de 4 horas, o workshop foi desenvolvido via plataforma digital em duas etapas, seguindo os protocolos de biossegurança de prevenção a Covid-19.

Confira a relação dos projetos vencedores em: https://bit.ly/3wR7cCV.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro × 3 =