Projeto Esporte Educacional será desenvolvido pela Selam e Sesc

O secretário Hermes Balbino defende o desenvolvimento da formação continuada - Crédito foto: Divulgação/Selam

A união dos esforços da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e do Sesc Piracicaba vai colocar à disposição da população, o Projeto Esporte Educacional, que será realizado entre os dias 11 de maio a 1º de junho, em encontros virtuais que serão organizados sempre às terças-feiras, às 15h.

A proposta do trabalho é a promoção da reflexão sobre os processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento esportivo sob a ótica da pedagogia do esporte, bem como se devem ser modificados com novas práticas. A participação é livre e gratuita e estará disponível no YouTube do Sesc: www.youtube.com/user/sescpiracicaba.

As discussões têm o propósito de construir uma base para assegurar o conhecimento do esporte em suas diferentes modalidades, incentivando o gosto pela prática e, sobretudo, a autonomia para conviver com o desporto. “Serão atividades que consideramos importantes para o desenvolvimento de uma formação continuada. O objetivo é trazer os temas para a discussão em grupos com livre acesso, mediação e ‘mesa’ para discussões”, afirmou o secretário Hermes Balbino.

Os encontros permitem que sejam estimulados o desenvolvimento das inteligências e a capacidade de resolver problemas em um ambiente organizado pela pedagogia do esporte, que contempla os aspectos do movimento técnico e tático e também dos socioafetivos, através de uma didática que contribua para o processo de desenvolvimento integral e harmonioso, sem o foco na competitividade. 

“Ações como esta propiciam um novo ângulo na educação pelo esporte, muito além de seu aspecto competitivo, contribuindo para o desenvolvimento de uma inteligência nas crianças e jovens que permita que elas possam resolver problemas diante de situações novas”, disse Cintya Girio, supervisora do setor esportivo do Sesc Piracicaba.

A agenda dos encontros

Dia 11 de maio – Esporte Educacional:

Participantes: Roberto Paes, professor titular pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); Eduardo Roberto Uhle (mediador) e o secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hermes Balbino.

Dia 18 de maio – Jogo e Inteligência:

Participantes: Elaine Prodócimo, doutora em educação física e atual livre docente da Unicamp, especialista em educação física escolar, escola, violência, educação infantil e jogo; Daniel Leite (mediador) e Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, assessora do gabinete da Selam.

Dia 25 de maio – Pedagogia do Esporte e os Jogos Coletivos:

Participantes: Alcides Scaglia, mestre e doutor em pedagogia do movimento; Ana Paula Feitosa (mediadora) e Sérgio Camarda, assessor especial de projetos da Selam.

Dia 1º de junho – Pedagogia do Esporte Aplicada à Iniciação Esportiva em Ginástica:

Participantes: Laurita Schiavon, docente da faculdade de educação física da Unicamp; Fabio Henrique Miranda dos Anjos (mediador) e Ronaldo Lucentini, coordenador do PDB (Programa Desporto de Base) e chefe do setor de esportes de formação da Selam.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezessete + 15 =