Projeto Fios da Vida tem segunda edição no shopping

Campanha social do HFC e parceiros visa dar autoestima para mulheres em tratamento oncológico. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana) de Piracicaba em parceria com o salão de beleza Renê Moraes realizaram ontem, a segunda edição da campanha de arrecadação de cabelos “Fios de Vida – Cada Mecha Faz Muita Diferença”, no shopping Piracicaba. A iniciativa tem apoio do Jornal de Piracicaba e revista Arraso.

O evento contou com mulheres de várias idades e teve como objetivo doar cabelos para a confecção de perucas para dar autoestima as mulheres tratamentos oncológicos. A estudante Ingride Vitória de Lima, de 13 anos, conta que essas ações têm que ser feitas mais vezes no ano. “Todo nós somos especiais. Precisamos ajudar e nos colocar no lugar do próximo. Toda vez que eu posso doar um pouco do meu cabelo para contribuir com as mulheres que necessitam de apoio, eu contribuo”.

Durante a ação, um espaço foi montado no corredor do shopping para receber os interessados em doar cabelo. Todos os tipos de cabelo foram doados: lisos, crespos, cacheados, com ou sem química. “O mundo precisa de muito amor e carinho. Eu adoro ver as pessoas com o sorriso no rosto”, declarou Ingride.

A coordenadora de eventos do HFC, Juliana Mazzonetto Machado, explicou porque o projeto é importante para devolver a autoestima das pacientes que lutam contra o câncer. “As nossas pacientes pensam em se cuidar, mas a prioridade delas está nos gastos com os remédios. Cuidar da aparência fi ca em segundo plano. É por isso que fazemos essa ação. Para ajudá-las a se cuidarem e consequentemente devolver a autoestima de todas elas”, afi rmou.

As mechas foram doadas ao projeto Cabelovers, que a partir de agora vai confeccionar perucas e, depois, doá-las para mulheres.

A diretora do projeto Cabelovers, Valéria Alleoni, comemorou o sucesso do projeto. “Nosso segundo evento foi um sucesso. Muitas pessoas nos procuraram para fazer a doação. Teve momentos de fi la. E o mais emblemático é que muitas pessoas comentaram que tem vontade de doar, mas que não sabiam quem fazia esse tipo de ação. Somos pioneiros nesse projeto”, disse.

Na primeira edição da campanha Fios de Vida, que ocorreu no ano passado, foram arrecadados 156 mechas de cabelo, o que equivale a 10 quilos, resultando em 50 perucas. Até o fechamento desta matéria, a coleta das doações ainda não tinham sido contabilizadas. O resultado será apresentado em breve pelas Salão de beleza instalado no shopping recebeu os interessados em doar mechas de cabelo entidades envolvidas.

Marcelo Uliana
[email protected]