Projeto Mulheres em Ação fortalece ações do gênero na cultura

0
22 views
Integração e fortalecimento promovem autoconfiança. Foto: CM Vaguinho

Encontros temáticos discutem a presença de mulheres em atividades artísticas a partir de hoje em Piracicaba. O projeto Mulheres em Ação acontecerá também nos dias 16 e 31 de outubro e é promovido pela Secretaria de Ação Cultural (Semac) com financiamento da Lei Aldir Blanc. Os encontros presenciais entre mulheres terão 3 recortes da cultura Piracicabana: Capoeira, Batuques e Hip Hop. Para participar das atividades é necessário se inscrever pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (15)998552609, além de apresentar documento com foto e comprovante da primeira dose de vacinação contra a Covid-19.

Hoje, o encontro será na Escola Piracicabana De Capoeira Angola, às 14h, para a capoeira. No dia 16 de outubro, também às 14h, o tema é batuques e será realizado no Centro Cultural Vila África. O último dia, 31 de outubro, abordará o Hip Hop e será realizado na Casa do Hip Hop, às 14h.

 O objetivo das atividades é possibilitar a integração entre as mulheres e trocas de saberes, para incentivar a autoconfiança e potência de ação das participantes. Executam o projeto a psicóloga Thelícia Canabarra, a educadora Natália Puke e a bióloga Laura Vidotto. Os encontros visam fortalecer laços femininos na cultura piracicabana e na comunidade local.

“O lugar ocupado pelas mulheres nas artes e o número de mulheres que ocupam esses lugares, ainda é pequeno. Por questões estruturais das nossas sociedades, é mais difícil para as mulheres ocuparem o lugar de protagonistas na cultura”, disse Laura.

De acordo com a bióloga, ocupar posições de autonomia, reconhecimento e destaque é ainda mais difícil para as mulheres negras. “Essa realidade precisa ser transformada, para que homens e mulheres sejam considerados de forma equânime, livres de preconceitos”.

Letícia Santin
[email protected]

Leia mais:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete − quatro =