Projeto “Pedala Bambino” aproxima crianças e bicicletas

Projeto já doou 161 bicicletas para crianças e adolescentes (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de levar a praticidade e a diversão que só uma bicicleta pode proporcionar a um jovem, Rafael Rocha, criou o projeto “Pedala Bambino”, cujo objetivo é entregar bicicletas para crianças e adolescentes de Piracicaba. “Em italiano Bambino significa menino e achei que o nome Pedala Bambino ficaria mais atraente do que Pedala Menino, já que é um projeto para as crianças”, disse Rafael Pedala, como é conhecido.

O jovem explicou como é o procedimento para levar as bicicletas aos jovens. “Quando recebemos bicicletas de adultos, levamos na Ju Bike, onde ele reforma, vende e usamos o dinheiro para comprar as bicicletas pequenas para as crianças. Agora estamos doando as bicicletas grandes para os Lares Educacionais para adolescentes, como o Bom Menino, Lar Franciscano”, disse o idealizador, que ressaltou que o projeto está precisando de apoio da população para continuar a dar alegria para os jovens mais carentes. “Estamos tendo um deficit, já que antes vendíamos as bicicletas de adulto para comprar peças para as pequenas, mas como me comprometi em doar para todos do Bom Menino, as grandes estão sendo reformadas para eles, portanto precisamos de apoio”, explicou.

O projeto começou no Natal de 2018 e em 14 meses já foram doadas 161 bicicletas, consolidando uma média de pouco mais de 10 doações por mês. Entre as doações, todas são especiais, como aponta Rafael, porém algumas ficam marcadas. “Me lembro quando doamos para o Arthurzinho, no bairro Tatuapé. Já tínhamos doado uma para ele, porém roubaram a bicicleta do barraco. Sempre volto para lá porque ajudamos a levar uma biblioteca na Portela, portanto sempre estou na região. Conversei com o Arthur e ele me disse que roubaram”, comentou Rafael, ressaltando que não poderia deixar a criança em nada para se divertir. Pior do que não ter, é você ganhar e roubarem de você. Depois voltamos a trouxemos uma mais legal ainda para ele”, completou.

Atualmente o Pedala Bambino tem doado bicicletas para a Casa do Bom Menino, como explica o idealizador do projeto. “Fui pegar uma bicicleta com uma amiga e ela me deu um castelinho de playground para doar para as crianças. Peguei o brinquedo e liguei para o Bom Menino do Nova América para fazer a doação, já que descobri que eles não tinham. Quando cheguei vi as crianças e perguntei para a administração se eles tinham bicicletas. Eles disseram que o Lar só tinha duas, mas estavam quebradas há anos e decidi levar bicicletas para todos eles”, contou Rafael. “Primeiro levei quatro para lá, mas depois me apeguei a ele e prometi que levaria para todos que quisessem. Já levei mais algumas, porém são 120 meninos, portanto teremos que ralar para deixar todos felizes”, concluiu.

Para conhecer uma pouco mais do projeto, os voluntários estão elaborando um site, porém, em seu perfil na rede social, Rafael publica informações sobre as atividades desenvolvidas bem como os parceiros do Pedala Bambino. O link é https://www.facebook.com/rafael.pedala.5. Para outras informações e, principalmente, apoio ao projeto, os interessados podem ligar para (19) 9.9953-8164 (Rafael Pedala) e (19) 9.9618-0349 (Ju Bike).

Mauro Adamoli