Projeto Sankofa no SPFW, ressalta a importância da moda nacional, luta contra câncer e muito mais!

Foto: Reprodução

A moda assim como qualquer outra arte, expressa sentimentos, representa pessoas e conta diversas histórias

O Projeto Sankofa vai apresentar neste sábado (27), três desfiles, o primeiro recebeu o nome de Sílverio Brand e tem como tema principal o processo de cura do câncer do filósofo. O segundo desfile, conhecido como Mile Lab ressalta a importância da celebração da existência de corpos pretos, valorizando suas raízes. Para finalizar e não menos importante, o terceiro desfile homenageia a principal intelectual brasileira do feminismo, Élia Gonzalez e recebe o nome de Az- Marias.

PROJETO SANKOFA
O Projeto Sankofa é de EXTREMA importância para a moda nacional. De coautoria do movimento Pretos na Moda, por Natasha Soares (membro fundador e diretora administrativa) e Rafael Silvério (Guardião da Startup de Inovação Social VAMO – Vetor Afro Indígena na Moda), o projeto leva há duas edições, diversidade à SPFW, com marcas de moda lideradas por criativos pretos.

SILVÉRIO BRAND
A Oráculo é o resultado de estudos sobre o perdão como processo de cura, durante a descoberta e tratamento de um câncer ósseo identificado na L5 da coluna vertebral do diretor criativo da marca, através de abordagem em três pontos de vista, o judiciário, religioso e o filosófico.
O mix de referências de roupas é baseado nos sacerdotes (aqueles que absolveram os pecados dentro das religiões que representam) somando com nossas bases de alfaiataria espiralada, representando as idas e vidas de sentimentos com abordagem minimalista e urbana, sempre usando a técnica de viés como ponto de partida. A cartela de cor contempla: Branco, Bege, Cinza, Magenta Profundo, Vermelho, Vinho e Preto.

MILE LAB: FLVXO MILENVR
“Abro meus braços pra voar, assim como a pipa que não se fecha nem pra subir. Olho pro céu que fica mais perto do que parece e dedico o meu sonho pra cada moleque que tentou sonhar, mas não tá aqui.”
A FLUXO MILENAR é uma coleção fundamentada no Afrofuturismo, criada para falar sobre a celebração da existência dos corpos pretos e marginalizados em um futuro onde a periferia tem suas raízes culturais valorizadas e respeitadas.

O primeiro elemento desta coleção é a pipa, que decora os céus periféricos e dificilmente faz presença em regiões centrais, sendo assim parte da cultura e estética das quebradas desde seu surgimento.

AZ MARIAS – A “AMEFRICANIDADE” PULSANTE DE LÉLIA GONZALEZ
A marca AZ MARIAS vai colocar na passarela da SPFW 2021 – principal evento de moda do país – sua coleção dedicada ao pensamento e ações da mais revolucionária feminista negra dos últimos tempos, LÉLIA GONZALEZ.
O desfile mostra recortes da elegância de Lélia Gonzalez, em roupas desenhadas pela estilista e fundadora da marca Cintia Felix. Com consultoria da família da filósofa, a estilista criou peças inspiradas nas roupas usadas por Lélia, mantendo a forte estética do empoderamento trazido pelo movimento Black Power nos anos 1970.

Daniela Boaventura
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 + dezenove =