Abaixo-assinado com o pedido tem cerca de 700 assinaturas (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Moradores da região da Vila Cristina e Jardim Glória reivindicam que a prefeitura transforme o prédio da antiga UPA Vila Cristina, localizada na avenida Raposo Tavares, em um pronto atendimento infantil. A liderança dos bairros protocolou na prefeitura segunda-feira (17) um abaixo-assinado com cerca de 700 assinaturas.

“A criação deste pronto atendimento infantil exclusivo melhoraria em muito o atendimento às nossas crianças, evitando a exposição delas às situações vivenciadas em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”, argumentam os moradores no abaixo-assinado.

A intenção da prefeitura, de acordo com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), é transformar o prédio em um Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) “para atender principalmente os jovens, a pedidos da comunidade da Zona Sul”, diz.

Segundo a primeira fiscal da Associação de Moradores da Vila Cristina, Denize Soares Reame, a comunidade tem certo receio e avalia que um pronto atendimento infantil traria mais benefícios para a cidade por não existir estrutura pública exclusiva à saúde das crianças em Piracicaba. “A necessidade maior que eles pedem é que montem um pronto atendimento pelo SUS porque em Piracicaba não tem, só tem conveniado. Foi informado que, na UPA atual, eles estabeleceram 15 leitos para pediatria, só que para Piracicaba inteira não dá 15 leitos só”, comenta Denize.

Para Denize, a instalação de uma unidade de atendimento infantil na antiga UPA Vila Cristina contribuiria com a população mais carente da região. “Em torno dessa região tem bastante gente necessitada que às vezes precisa correr com uma criança, que não recebe o atendimento adequado – até por ter o atendimento junto com uma pessoa adulta”, avalia.

Em nota, a SMS informou que “a prefeitura construiu a nova UPA da Vila Cristina com uma ala exclusiva para crianças: quatro consultórios médicos e 12 leitos para internações, além de fraldário e brinquedoteca”, diz.

A nota também informa que a implantação de um Caps na antiga UPA Vila Cristina segue orientação da equipe técnica da SMS.

Andressa Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × um =