Prova do Saresp vai ser aplicada em 45 escolas da rede municipal de ensino

Foto: Divulgação

Teste vai ser aplicado dias 09 e 10; resultados são para avaliação do Idesp

Alunos do 5º ano do ensino fundamental de 45 escolas da rede municipal realizam nos dias 09 e 10 deste mês prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escola do Estado de São Paulo). Essa é a primeira vez que a prova será aplicada para todos os alunos desta etapa educacional, além de outras 16 turmas de 2º e 3º ano que servirão de amostragem.

Duas escolas ficarão de fora da avaliação: Escola Municipal Nathalio Zanotta Sabino, em Ibitiruna, e da Escola Municipal Alberto Thomazzi, no Parque São Jorge. Esses locais não possuem o mínimo de 18 alunos por turma, exigência para aplicação da prova.

O Saresp avalia domínio e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática. Os dados dos resultados são usados para avaliação do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), além de servir de base para o cálculo do
bônus por mérito dos servidores do Estado.

“O Saresp é mais um dos instrumentos de avaliação, dentre outras estratégias que utilizamos para avaliar nossos alunos. Com isso, passamos a ter um quadro de estágio de aprendizados de nossos alunos, o que nos permite traçar as estratégias necessárias para melhorar o desempenho escolar deles”, explicou o secretário de Educação, Gabriel Ferrato.

A divulgação dos resultados do Saresp está prevista para o início do ano letivo de 2022 e complementarão os dados de aprendizagem da rede já levantados.

A análise desses dados direcionará algumas ações nas escolas em 2022 para a diminuição do déficit causado na pandemia e melhorar a aprendizagem dos alunos.

A prova terá três horas de duração e para os alunos do 5º ano serão 48 questões de múltipla escolha em língua portuguesa e matemática, e 24 questões de ciências da natureza e redação.

Já para os alunos do 2º e 3º anos serão 3h30 de prova com 4 questões dissertativas e 40 de múltipla escolha, divididas em língua portuguesa e matemática.

Da Redação

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

7 + doze =