Prudente de Moraes expõe acervo digital sobre passado e presente

Acervo digital do museu é um dos maiores do mundo | Foto: Amanda Vieira

A história do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes esta à mostra por meio de fotos numa exposição virtual no Google Arts & Culture. A mostra, com extenso acervo digital, intitulada Museu Prudente de Moraes: 60 anos de história, pode ser visitada no link https://artsandculture.google.com/partner/museu-prudente-de-moraes.

Esta é a segunda exposição com acervo digital do Museu, no entanto, é o primeiro evento da gestão de Adolpho Queiroz como titular da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo). Segundo ele, o nome do diretor do museu será anunciado em breve.

“O Museu Prudente de Moraes é um dos espaços mais importantes para nossa cidade, com reconhecimentos em órgãos de tombamento local, estadual e nacional. Essa exposição digital deve valorizar ainda mais o Museu e seu personagem principal, o ex presidente Prudente de Moraes”, destaca o secretário.

Adolpho também enfatiza que, com mais uma ação online o Museu Prudente de Moraes dá os primeiros passos para a universalização de seu acervo no mundo digital, e segue processos de grandes instituições culturais do mundo, como o The Metropolitan Museum of Art (MET) de Nova Iorque (Estados Unidos), Van Gogh Museum, de Amsterdã (Holanda), British Museum de Londres (Inglaterra) e dos brasileiros Museu Imperial de Petrópolis (RJ), Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP) e Museu da Língua Portuguesa (SP).

Maurício Beraldo, historiador do Museu Prudente, comenta sobre a mostra. “É interessante essa sequência de fotos antigas no imóvel para o público ver que nada mudou. Isso demonstra o estado de conservação do prédio e os níveis de tombamento dele”. Como revela, apesar do entorno e de pequenos reparos, o prédio é o mesmo desde 1870.

Outra sequência interessante apontada pelo historiador é das fotos das exposições temporárias. “É possível ver a quantidade e a diversidade de exposições que o Museu realizou, tanto de seu próprio acervo quanto exposições itinerantes de outras instituições museológicas”.

Fotos de ações educativas e culturais do Prudente de Moraes também compõe a exposição virtual. “A foto da oficina de fotografias pra cegos ilustra a acessibilidade de nossas ações, por exemplo, e da nossa missão de trabalhar com a museologia social, com todas os tipos de públicos”, conta Beraldo.

Erick Tedesco

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

catorze − nove =