Qual a origem do sorvete?

Foto: Pexels

Essa delícia gelada é uma das sobremesas mais antigas do mundo e apreciada por todas as idades

Já perguntou sobre a origem de diferentes tipos de pratos? Assim como tudo ao redor, a comida é a expressão de uma cultura ou o resultado da mistura de várias. Saber sobre a origem de um prato é o mesmo que entender todo um tempo de um local e acredite existem pratos que datam milênios.

O sorvete faz parte deste time de refeições e antigas, pois os historiadores acreditam que essa delicia gelada existe entorno há quatro mil anos.

HISTÓRIA

A sobremesa nasceu de um acidente na China. Em um inverno uma pessoa esqueceu fora de casa uma mistura doce e leite e arroz em meio ao inverno. Quando voltaram para buscar essa mistura estava congelada, mas o sabor continuava. Logo está moda pegou e ficou famosa, mas também se tornou cara por não existir refrigeração, além de o leite ser considerado um item caro de se ter na época. O que muitos faziam era consumir uma versão barata que substituindo o leite por neve (esta limpa) junto com mel. Hoje em dia nome popularmente chamado no Brasil de gelo picado com cobertura doce é raspadinha.

Assim como o macarrão, o sorvete recebeu modificações quando chegado na Itália. No século 16 o cozinheiro de Catarina de Médici (filha de nobres italianos e depois rainha da França), Buontalenti apresentou os cremes gelados com frutas para a corte francesa. Assim como na China, todos adoraram e rapidamente se espalhou.

Em 1670 foi aberto em Paris a primeira sorveteria do mundo e seis anos depois já 250 novas lojas servindo está gelada sobremesa.

VINDA AO BRASIL

De acordo com o site da Fiocruz, o sorvete chegou ao Brasil em 1834 por um navio americano que aportou na cidade do Rio de Janeiro com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos. O objetivo de tanto gelo era para conservar o sorvete. “O sorvete começou a ser distribuído em escala industrial no país em 1941, quando nos galpões alugadas da falida fábrica de sorvetes Gato Preto, no Rio de Janeiro”, aponta o site.

RECEITA

Atualmente fazer sorvete não é tão complicado. A receita que vamos passar é fácil e barata de se fazer.

INGREDIENTES

Polpa de fruta ou 1 pacotinho de gelatina no sabor que desejar (25g)
250ml de água gelada
250ml de água quente
1 caixinha de creme de leite (200g)
1 caixinha de leite condensado (395g)

Dica: Caso queira fazer de chocolate na hora que for misturar o creme de leite e o leite condensado adicione 300g de chocolate derretido.

PREPARO

Coloque no liquidificador, a água quente e a gelatina no sabor da sua preferência, então bata rapido para somente misturar os ingredientes. Adicione a água gelada e bata mais um pouco. Em seguida adicione o creme de leite e o leite condensado e ligue novamente o liquidificardo por dois minutos.
Despeje essa mistura em um pote ou recipiente com tampa e leve ao freeze por três horas. Retire do freezer, transfira para a batedeira e bata em velocidade alta por 10 minutos ou até dobrar de volume.
Despeje o sorvete em potes com tampa e leve ao freezer ou congelador novamente. Deixe congelar de um dia para o outro e está pronto!

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezesseis − treze =