Quartos estimulam o desenvolvimento infantil

Dormitórios participam do crescimento das crianças

O quarto de infantil tem uma importância maior do que oferecer conforto e descanso. Durante essa fase da vida o ambiente pode estimular a curiosidade e a criatividade. Na hora de projetar ou decorar os dormitórios, as técnicas buscam proporcionar um espaço que ajude no desenvolvimento da criança.

A arquiteta Cinthia Garcia conta quais os pontos que precisam de equilíbrio em quartos para crianças. “O primeiro ponto é saber exatamente quais sensações você quer que o lugar transmita, tendo isso bem estabelecido, é preciso equilibrar a estética com a funcionalidade. É essa sintonia que cria cenários aconchegantes e lúdicos”, relata a profissional.

Uma das formas de criar atmosferas divertidas é usar as cores que trazem essa sensação. “A alegria desse ambiente é muito importante, pode até instigar a criança a ser mais ativa, mas nem sempre isso precisa de vir de tons fortes, esses podem deixar o clima sobrecarregado. Gradações mais leves trazem junto com a felicidade, a tranquilidade e o conforto”, conta a especialista.

Sobre iluminação, Cinthia indica que “nos quartos infantis temos uma liberdade maior para trabalhar com cores nas luzes, isso já nos dá mais opções de possibilidades e cenários. Priorizar a luz natural também é uma forma de deixar o ambiente mais aconchegante, para esse fim, persianas e cortinas leves são muito recomendadas”.

Contudo, antes de decorar um quarto infantil, algumas questões ganham mais importância. “Mais que um visual bonito, é fundamental que o ambiente seja funcional e que incentive a autonomia na criança. Na maioria das vezes os próprios brinquedos passam a integrar a decoração, além de facilitar na arrumação do quarto, eles podem ficar expostos em nichos, estantes e armários.”, enfatiza a profissional.