Quase 40% dos internados não foram vacinados em Piracicaba

0
288 views
Foto: Alessandro Maschio/JP

Levantamento foi feito de 26 a 30 de setembro quando foram registradas cinco internações por dia

Na última semana de setembro – de 26 a 30 -, a Secretaria de Saúde de Piracicaba registrou uma media diária de cinco internações por covid-19. De acordo com as informações da pasta, deste total de pacientes internados, 38,33% não tomaram nenhuma dose da vacina contra doença. A secretaria municipal reforçou que respeita a decisão dos pacientes que optaram por não se vacinar, no entanto, reitera a importância de toda a população se vacinar para que a incidência da doença diminua e a cidade possa sair da situação de pandemia o mais rápido possível.

A vacinação contra covid-19 já trouxe ao município reflexos positivos. Setembro, por exemplo, além de ter sido o mês no qual Piracicaba atingiu 50% da população vacinada com a 2ª dose, também foi o que registrou o menor número de casos e óbitos pela covid-19 no ano.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram, 1.758 casos e 27 óbitos no período. Por outro lado, o mês com maior registro de casos neste ano foi janeiro, com 8.548 diagnósticos positivos. Enquanto o mês com maior registro de óbitos pela covid-19 neste ano foi abril, com 203 vítimas fatais da doença.

“Vale ressaltar ainda que, de acordo com o boletim Plantão Coronavírus, de 4 de outubro, a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) covid/SUS (Sistema Único de Saúde) e de leitos UTI covid/particular é de 17% cada um.
Até o dia 4 de acordo com o Vacinômetro do Governo do Estado, Piracicaba havia aplicado mais de 578 mil doses da vacina contra covid-19, sendo 325.055 primeiras doses (79% da população) e 253.902 segundas doses ou doses únicas (61% da população). De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Piracicaba tem 410.275 habitantes.

NO ESTADO
O Governo do Estado de Segundo São Paulo informou que não tem informações sobre números de pacientes internados sem imunização. Nesta semana, o estado paulista atingiu a marca de 60% da população totalmente imunizada contra a covid-19, superando os índices dos EUA e da Europa. São Paulo também lidera o ranking de cobertura com esquema vacinal completo entre todas as unidades federativas.

Segundo o governo, o Estado já ultrapassou percentuais de cobertura vacinal do continente europeu e de ao menos cinco países – Estados Unidos, Austrália, Argentina, Rússia e México.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 + cinco =