Que tal fazer um ‘arraiá’ em casa?

Milhoéum dos ingredientes mais presente nesta comemoração. Foto: Academia Assaí

Faça sua festa em casa com os membros da família sem esquecer das comidas deliciosas dessa época

Apesar de não ser possível dançar quadrilha, mandar correio elegante para o seu interesse amoroso ou se reunir com todos os amigos para degustar os mais diversos doces e lanches que a festa junina proporciona, isso não te impede de poder comemorar em casa.
Junte a família ou as pessoas que moram com você, faça uma playlist de músicas e se vista a caráter para aproveitar uma festa particular de São João. Além disso tudo como é dito comumente no Brasil “festa boa é a que tem comida”, não se pode esquecer dos clássicos da culinária brasileira nessas comemoração.
As opções são muitas: bolo de milho, curau, pamonha, paçoca, pé de moleque, sanduíche de pernil, milho na espiga, maçã do amor, cocada, doce de leite, morango no espeto, churrasco, amendoim, creme de milho e muito mais. Também tem as opções de bebidas sendo as mais famosas o quentão e o vinho quente, algo muito apropriado visto o frio que esta forte este ano.
Para que possa desfrutar um pouquinho da festa junina a Arraso separou duas receitas da Rita Lobo, pois ela sabe dosar bem o açúcar sem deixar sem graça os alimento, uma de pamonha e uma de vinho quente, mostrando que não é difícil fazer e vai te aquecer bem a noite.

PAMONHA
INGREDIENTES
5 espigas de milho com palha
¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

  1. Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem.
  2. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água, encha a panela com uma nova água e volte ao fogo para ferver.
  3. Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca.
  4. Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido. Descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Vai adquirir consistência de creme.
  5. Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme.
  6. Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira, e deixe esfriar antes de abrir.

VINHO QUENTE
INGREDIENTES
1 litro de vinho tinto suave
casca de 1 laranja
1 xícara (chá) de caldo de laranja
3 colheres (sopa) de caldo de limão
½ xícara (chá) de açúcar
2 maçãs
6 cravos-da-índia
3 ramas de canela em pau

MODO DE PREPARO

  1. Coloque todos os ingredientes numa panela média. Misture muito bem.
  2. Descasque as maçãs, retire as sementes e os cabinhos. Corte-as em cubinhos.
  3. Leve a panela com o vinho ao fogo alto e acrescente os cubinhos de maçã.
  4. Depois que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
  5. Retire os cravos e as canelas com uma colher e sirva bem quente.

Agência Estado

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

3 + treze =