Quem é o secretário de Cultura, indaga parlamentar em sessão

0
212 views
Foto: Guilherme Leite

Vereadora Rai (PT) questiona sobre mando do cargo

A vereadora Rai de Almeida (PT) indagou na sessão camarária da última quinta-feira (16): “Quem é o secretário da Cultura? É quem o prefeito nomeou ou o vereador que está aqui nesta Casa.” A reunião foi “quente” com discussões sobre a suspensão do Comcult (Conselho Municipal de Política Cultural). O presidente da Câmara Municipal, Gilmar Rotta (CID), “jogou água fria” quando o vereador Laércio Trevisan (PL) quis dar sequência ao debate, tentando defender legalidade da ação do secretário de Cultura, Adolpho Queiroz, que suspendeu o conselho por conta de um requerimento do vereador companheiro de partido.

Rai enfatiza que, ao publicar no Diário Oficial, o secretário tornou “líquido e certo” o processo de escolha dos conselheiros do Comcult, “não restando dúvida de que foi um ato perfeito juridicamente”, destacou. Ela também defendeu o papel do organismo na definição das políticas públicas da área no município. “Este conselho tem sua importância porque dialoga diretamente com os artistas, sociedade civil e poder público”, acrescentou.

“As eleições foram legais, muito diferente do que ocorreu neste pedido de suspensão das atividades do conselho, que foi um ato unilateral e autoritário”, refletiu, ao pontuar que questionamentos sobre qualquer serviço do município não deve gerar uma suspensão.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

onze + dez =