R$ 15 milhões em cocaína está entre os destaques dos 2 anos de atuação do 10º Baep

10º Baep interceptou carregamento de cocaína (Alessandro Maschio/JP)

Com foco no combate ao tráfico de drogas e crime organizado, o 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), comemora dois anos de criação, por meio do Decreto 64.413, de 26 de agosto de 2019, assinado pelo governador João Dória (PSDB), data em que se comemora o aniversário da unidade. A inauguração da unidade ocorreu em 19 de dezembro do mesmo ano.

Entre os destaques da atuação nas 52 cidades que fazem parte do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) está a apreensão de mais de 360 tijolos de cocaína pura avaliada em mais de R$ 15 milhões. A carga vinha de Itumbiara/GO. O caso foi registrado na Delegacia da Polícia Federal de Piracicaba, em maio deste ano. O cão Judá do Batalhão, ajudou na localização do entorpecente.

O comandante do 10º Baep, tenente-coronel PM Fernando Aparecido de Souza enfatizou que por conta das restrições impostas pela pandemia da covid-19 e em respeito às pessoas que, infelizmente, perderam suas vidas para a doença no Estado de São Paulo e no mundo, não haverá solenidade em comemoração ao aniversário do Batalhão. “Além do combate ao crime organizado, o efetivo, assim como as demais forças de segurança também atuam contra o inimigo invisível. Do total de aproximadamente 200 policiais que atuam no 10º Baep, 60 deles foram positivados para a covid-19. Todos já retornaram às atividades e atualmente estão vacinados. O Batalhão, assim como a PM, nunca parou”, enfatizou o comandante.

O 10º Baep fecha os dois primeiros anos de atividade com mais de 611 prisões efetuadas, das quais mais de 100 se referem a membros da facção criminosa PCC. Foram apreendidas 2,3 toneladas de drogas e 119 armas de fogo, entre metralhadoras, pistolas, revólveres e espingardas no período. Além de dezenas de ações conjuntas com Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público,Polícias Federal e Civil.

LEIA MAIS

Cristiani Azanha
[email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × 1 =