Ranking da Abes coloca Piracicaba na primeira posição em saneamento básico

Serviços como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto foram avaliados pela Abes (Amanda Vieira/JP) Serviços como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto foram avaliados pela Abes (Amanda Vieira/JP)

Apesar da crise enfrentada pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) no que se refere a falta d’água e rompimento de adutoras, Piracicaba ficou em 1º lugar no Ranking Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) da Universalização do Saneamento 2018, na categoria Rumo à Universalização, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura.

Nesta quinta-feira o prefeito Barjas Negri (PSDB) receberá o prêmio durante o 2º Simpósio Ranking Abes da Universalização, em São Paulo. Piracicaba obteve nota máxima no estudo – 500 pontos – por ter alcançado 100% da população em todos os serviços de saneamento básico. “Estamos muito orgulhosos com a colocação de Piracicaba em primeiro lugar. O ranking da Abes é muito importante, pois estimula as prefeituras a trabalharem para avançar nas categorias. E é isso que temos feito, incansavelmente. Temos trabalhado para melhorar o tratamento e destinação de resíduos em Piracicaba com investimentos no setor e por meio de PPP (Parcerias Público Privado), por exemplo. As gestões passadas também se empenharam e a população sempre cobrou de seus governantes muito cuidado para a área do tratamento da água e do esgoto”, afirmou o prefeito. “Um dos motivos para essa cobrança, acredito, é a estreita e íntima relação que o piracicabano tem com o seu rio”, acrescentou.

Além de Piracicaba, outros oito municípios de grande porte e dois de pequeno e médio portes do grupo Rumo à Universalização serão reconhecidos pela Abes. O ranking avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e percentual desses materiais destinados adequadamente. Piracicaba recebeu 100 pontos, pontuação máxima, em todas as categorias e foram avaliados 1.894 municípios brasileiros.

Beto Silva