Ratos de Porão é a principal atração da noitada de hoje do Reunion Fest II

Foto: Marcos Hermes

Festival começa às 17h e terá outras potências do hardcore no Teatro São José

Piracicaba será a capital do hardcore nacional neste sábado (16). A partir das 17h, o Teatro São José recebe o Reunion Fest II. O evento terá grandes nomes, entre os quais Dead Fish, Agrotóxico e Ratos de Porão.

“Será uma noite sensacional. Tem tudo para ser memorável”, diz Jão, guitarrista do Ratos de Porão. “É legal quando reúne uma turma dessa, com bandas e gente que admiro há muito tempo. Vai ser bem legal!”

O Ratos será a principal atração. Além de ícones do hardcore, eles promovem o novíssimo ‘Necropolítica’. O álbum encerrou oito anos sem trabalho de inéditas do grupo. Feroz, agressivo e direto, faz jus ao DNA do quarteto sem ignorar o quesito frescor, tão necessário a uma carreira que completou quatro décadas.

“Sempre gravamos de forma analógica, mas hoje em dia está muito caro. Então, optamos pelo mais fácil, o digital. Isso dá uma sonoridade diferente”, avalia a boa repercussão que o registro vem tendo. “De composição, há coisas mais old school, tanto de metal quanto hardcore. Esse é um dos fatores que ajudaram esse disco a ser diferente dos outros. Gostei do resultado.”

A temática recorreu ao atual contexto político do País, prato cheio para letras farpadas. “Atravessamos um momento bem bizarro e assustador”, dispara. “Pensávamos que nos anos 2000 estaríamos voando igual aos Jetsons, mas estamos discutindo se a Terra é plana ou redonda.”

Boa parte do material foi composta por Jão durante a pandemia. Ele aproveitou o isolamento para registrar no celular as ideias que surgiam. Contudo, o fator determinante para o novo álbum chama a atenção: o vaso sanitário!

“Um dia, o celular caiu dentro da privada – ainda bem que estava limpa [risos]. Pensei que perderia tudo. Deixei secando e depois fui enviando o que tinha no grupo de mensagens da banda. Os caras falaram: ‘Tem boa parte de um disco aí’. Já havíamos feito umas músicas em 2018, porém, esse lance foi o pontapé inicial para compormos ‘Necropolítica’.”

SERVIÇO
Reunion Fest II, com Stab, Escarro Verbal, Dead Fish, Paura, Gritando HC, Norte Cartel, Agrotóxico, Xucro, Grindhouse Hotel e Ratos de Porão. Teatro São José, 17h. Info: www.hardcorepride.com.br

Henrique Inglez de Souza
Especial para o JP

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

um × 3 =