Receitas com chia que vão deixar seu cardápio mais nutritivo

Foto: Pexels

No café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar, a chia faz bonito. Afinal, por conta de nutrientes como as gorduras do bem, as proteínas e as fibras, é um ingrediente cheio de benefícios pra saúde.

Essa semente pode auxiliar na prevenção de doenças, além disso, aumenta a sensação de saciedade e dá aquele up na sua imunidade. Então, pra te ajudar a garantir tudo isso, elencamos receitas com chia que unem praticidade, saúde e, é claro, muito sabor.

Por que experimentar receitas com chia?

Antes de tudo, vamos entender o que é a chia? Essas sementes comestíveis vêm da Salvia hispanica ou da Salvia columbariae, plantas da mesma família da hortelã, nativas da América Central e no Norte.

O alimento ganhou fama no mundo todo pelo seu potencial nutritivo e versatilidade. Afinal, em qualquer refeição, a chia está pronta pra oferecer seus benefícios. As receitas feitas com chia, aliás, podem ser ótimas aliadas pra garantir mais variedade de nutrientes na sua alimentação diária. Espia só quanta coisa boa o consumo de chia pode te oferecer: 

Aumenta a sensação de saciedade: as sementinhas de chia são ricas em fibras, mas também de proteínas e ômega 3. Aliás, graças a esses nutrientes, o consumo de chia te ajuda a perceber a sensação de saciedade. Dessa forma, a chia é realmente um alimento que ajuda na manutenção de um peso corporal saudável, quando associada a uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Controla e previne diabetes: por conta também do seu ótimo teor de fibras alimentares, a chia aumenta o tempo de liberação da glicose no organismo, por isso contribui na prevenção da diabetes tipo 2. 

Melhora o funcionamento do intestino: as fibras presentes na chia também são fundamentais pra saúde do intestino, pois colaboram com a regulação do trânsito intestinal.

Previne o envelhecimento precoce: pele bonita e saudável? A chia pode ser sua melhor amiga. Isso porque é rica em antioxidantes! Ou seja, incluir esse alimento no seu cardápio ajuda a evitar a formação de radicais livres, os responsáveis por prejudicar a estrutura e o funcionamento das nossas células saudáveis. 

Fortalece a imunidade, ajuda a manter ossos e dentes saudáveis e participa da geração de energia para o corpo: alguns minerais presentes na chia, por exemplo, o fósforo, manganês, magnésio e o cálcio, contribuem para o correto funcionamento de todo o organismo.

Viu só como esse alimento é tudo de bom? Por isso, agora chegou a hora de conferir algumas ideias saborosíssimas que vão te ajudar a inserir a chia em sua rotina!

Receitas com chia para o café da manhã

Que tal começar o dia com o pé direito? Isso porque as receitas com chia e aveia trazem uma combinação poderosa para o café da manhã, garantindo nutrição, sabor e praticidade. Confira: 

Vitamina de banana com aveia e chia

Ingredientes: 

  • 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
  • 1 colher (sopa) de sementes de chia
  • 3 bananas prata
  • 200ml de leite semidesnatado ou bebida vegetal de sua preferência (pode ser de amêndoas, de castanha, de arroz…)

Modo de preparo: 

Mais fácil, impossível. Você só precisa adicionar todos os ingredientes no liquidificador até obter uma textura cremosa e consistente. E prontinho: é só saborear sua vitamina!

Bolo de fubá com chia

Tem também uma opção de bolo de fubá levinho. Ele é simples e a companhia perfeita para o seu café ou chá favorito. Além disso, é uma receita sem glúten ou lactose, tranquila de preparar. Vem com a gente! 

Ingredientes:

  • 2 copos de fubá
  • 1 ½ copos de açúcar mascavo 
  • ½ copo de óleo de linhaça
  • 400ml de leite de coco
  • 3 colheres (sopa) de sementes de chia
  • 1 colher (chá) de sementes de erva doce
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo: 

Antes de mais nada, dissolva o fubá a frio, depois junte com o açúcar, o óleo de linhaça e o leite de coco em uma panela. Em seguida, leve ao fogo e acrescente as sementes de chia e erva doce, mexendo até engrossar. Desligue o fogo, deixe esfriar e depois acrescente os ovos, o fermento e mexa até misturar bem. Por fim, é só colocar em uma forma pra assar em forno médio. Deu pra sentir o cheirinho, né?

Como usar chia no almoço? Veja nossas receitas:

Em termos de versatilidade, a chia também dá show. Afinal, tem um sabor sutil e pode ser adicionada a qualquer receita, desde sobremesas, bebidas, saladas, pães e molhos, até pratos quentes. Tem receita com chia low carb ou versões mais práticas pra aquele almoço rápido, mas super equilibrado. Confira:

Crostini de ovos e chia

Leve, gostoso e saudável, essa receita de crostini com chia fica ainda mais incrível combinada à torradinhas integrais ou ao seu pão favorito. Fica pronta em poucos minutos e não requer grandes habilidades na cozinha. Vamos então aos ingredientes, anota aí: 

Ingredientes: 

  • 1 ovo
  • 1 clara
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher (sopa) de sementes de chia
  • 1 fatia de pão integral torrado 
  • Salada à sua escolha

Modo de preparo:

Antes de tudo, bata os ovos, misturando a chia, o sal e a pimenta. Aliás, você pode adicionar também as suas outras especiarias preferidas. Logo em seguida, coloque a mistura em uma frigideira aquecida, e mexa delicadamente até cozinhar. Voilá! Agora é só servir sobre o pão torrado e acompanhar a salada. 

Sopa de abóbora com chia

Mais um prato leve, cheio de nutrientes e riquíssimo em sabor. Essa receita é sucesso nos dias frios pra aquecer o corpo de dentro pra fora.

Ingredientes: 

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva 
  • 1 cebola roxa grande cortada em fatias
  • 4 xícaras de abóbora cabotiá picada e com casca 
  • 1 colher (sobremesa) de cúrcuma 
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de chia
  • 1 pitada de sal 

Modo de Preparo:

Antes de tudo, coloque o azeite em uma panela e refogar a cebola cortada em fatias.
Logo depois, acrescente a abóbora, a cúrcuma e duas xícaras de água. Deixe a sopa ferver, abaixe o fogo, e tampe a panela deixando cozinhar por cerca de 10 minutos, até a abóbora ficar macia. Então é hora de colocar a sopa no liquidificador com mais uma xícara de água e 1 colher de chia. Sendo assim, bata até virar um creme e coloque sal. Leve novamente ao fogo por mais uns minutinhos até esquentar. Por fim, na hora de servir, polvilhe outra colher de chia por cima dos pratos. 

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois × um =