Obra da artista Sandra Mellotto está na mostra até fevereiro
O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está com nova exposição até dia 12 de fevereiro exibindo trabalhos de artistas assistidos nos serviços da Rasp (Rede de Atenção Psicossocial) de Piracicaba. ‘Uma Palavra Não Dita’ aborda diversas linguagens e expressões, como poesias narradas, quadros, pinturas, desenhos e artesanatos, todos desenvolvidos nas oficinas de atividades artísticas e grupos terapêuticos oferecidos nos serviços de saúde mental. A mostra é realizada em parceria entre o Museu Prudente de Moraes, com curadoria de Beatriz Magosso e Mariana Santi. As informações são da Prefeitura de Piracicaba.
As obras exaltam a expressividade, o potencial e a magnitude das criações e de seus autores. A exposição fomenta a ocupação de novos espaços para arte e saúde mental e também provoca o visitante a olhar para si mesmo e a olhar outra vez para o que a sociedade muitas vezes tachada por loucura.
A Rede de Atenção Psicossocial é uma alternativa ao ultrapassado e desumano modelo hospitalar de tratamento para pessoas com transtornos psíquicos ou decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas. O sistema conta com sete equipamentos de saúde mental, os quais buscam fortalecer a autoestima e a cidadania, melhorar a qualidade de vida e promover a reintegração do sujeito assistido com a sociedade.
Cristiane Bonin
[email protected]
LEIA MAIS
- Mostra reúne acervo com mais de 70 anos de história dos Salões de arte piracicabanos
- “Minha arte pode e deve se manter viva”, diz o artista visual Camilo Riani
- Piracicaba Festival reúne músicos de vários estilos
- Terra Mater e as Rotas Afro promovem o primeiro roteiro turístico Afro-Caipira
- Sinfônica de Piracicaba traz músicas do cinema e do choro brasileiro