Rede pública de ensino tem casos positivos de covid-19 na retomada

Próxima etapa a voltar presencial são as creches, em março | Foto: Amanda Vieira/JP

Na primeira semana de retomada das aulas presenciais, quatro funcionários da rede pública testaram positivo para covid-19 na cidade, sendo três na rede municipal e um na estadual. As secretarias municipal e estadual confirmaram as informações para a reportagem do Jornal de Piracicaba nesta sexta-feira (12).

Na rede municipal de ensino, três funcionários testaram positivo para a covid-19 desde o retorno presenciais das aulas, no último dia 8. Segundo a assessoria de imprensa da SME (Secretaria Municipal de Educação), todos estão afastados das aulas, assumidas por professores substitutos do município.

A pasta afirma que são professores de unidades distintas, um na EM Professor Doutor Almir de Souza Maia (Vila Sônia), um na EM Edilene Marli Borghese (Parque dos Eucaliptos) e outro na EM Mário Boscolo (Jardim Itamaraca).

LEIA MAIS:

Como ressalta a secretaria, os pais e responsáveis dos alunos foram comunicados de que houve caso de covid-19 ao longo da primeira semana de volta às aulas na rede.

Além disso, toda escola, ressalta a assessoria, possui um ‘sentinela covid-19’, em sua maioria o próprio diretor, que recebeu treinamento e orientações da secretaria. “Dada ciência dos casos a esse ’sentinela’, este informa o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), que enviará equipe especializada ao local para avaliar o caso e indicar as providências necessárias”, explica em nota.

A Seduc-SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo), por sua vez, confirmou que há um caso confirmado de covid-19 entre o corpo docente da EE Professor Jethro Vaz de Toledo e que a pessoa encontra-se afastada. De acordo com o subsecretário de articulação da Seduc-SP, Patrick Tranjan, todos que tiveram contato com ela fizeram o teste e os resultados foram negativos.

Além desse caso citando Piracicaba, consta em levantamento realizado pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) que um parente próximo de uma professora da EE José Martins de Toledo testou positivo para covid-19. A Seduc-SP afirmou que essa funcionária fez o teste e teve o resultado negativo, porém está afastada de forma preventiva.

O subsecretário pontua que a pasta continua com o posicionamento do retorno presencial seguro das aulas, seguindo todos os protocolos da Saúde.

AUDIÊNCIA
A retomada das aulas presenciais para as creches do município está prevista para 8 de março. Em audiência na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (12), a vereadora Rai de Almeida (PT) sugeriu a criação de uma comissão com representantes da Câmara e das secretarias de Saúde e Educação para acompanhar a retomada nas creches.

Andressa Mota
Erick Tedesco

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

cinco × três =