Região de Piracicaba deve receber mais delegados, segundo diretor do Deinter-9

Diretor Kleber Altale disse que região deve receber mais policiais (Claudinho Coradini/JP)

O diretor do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Kléber Antonio Torquato Altale antecipou que a região de Piracicaba deve receber mais delegados para a região de Piracicaba. Duzentos e cinqüenta novos delegados foram nomeados no último sábado (1º) e deverão ser distribuídos no Estado após a conclusão do curso que será ministrado na Academia da Polícia Civil, em São Paulo.

“Certamente a região de Piracicaba irá receber mais profissionais que em breve começarão a formação”, disse Altale

De acordo com o Governo do Estado, o governador João Doria nomeou os 250 aprovados em concurso para a carreira de delegado de polícia.  A próxima etapa será a posse dos nomeados, que deve acontecer dentro de aproximadamente 15 dias. Em seguida, os novos policiais iniciarão o curso na Academia da Polícia Civil (Acadepol).

Após a formação, os alunos passarão por um período de estágio probatório. Os novos policiais serão designados para reforçar o efetivo das unidades da polícia civil de todo o Estado.

Ainda conforme o governo, atualmente, já estão em formação mais de 1,4 mil novos policiais civis, sendo 166 papiloscopistas, 109 auxiliares de papiloscopista, 239 agentes de telecomunicações, 312 agentes policiais e 617 escrivães. Além disso, há concursos em andamento para preencher 600 vagas de investigadores da Polícia Civil. A distribuição do efetivo é feita após a formatura. O objetivo é programar a reposição do efetivo.

DEFASÔMETRO

Segundo a última atualização do defasômetro disponível no site do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo em 31 de dezembro de 2019, os cargos vagos em todas as carreiras da Polícia Civil chega a 12.885 profissionais, dos quais 945 são para delegado de polícia, além de outros 972 pedidos de aposentadoria para todas as carreiras, que já estão protocolados.

 

Cristiani Azanha

[email protected]