Região do Água Branca tem ruas e avenidas com buracos e desníveis

Buracos e desníveis estão em diversas ruas e avenidas da cidade | Foto: Claudinho Coradini/JP

A qualidade do pavimento das ruas e avenidas no município tem impacto direto no desempenho dos veículos e na economia do Executivo, afinal, quanto melhor é o material que compõe o asfalto, menos a prefeitura precisa gastar com “remendos”. Vias com más condições de pavimento aumentam o custo operacional do transporte (carros, motos, ônibus), reduz o conforto e a segurança dos passageiros e das cargas, além de causar prejuízos ambientais.

Esta semana, a reportagem do Jornal de Piracicaba percorreu trechos na região do bairro Água Branca e adjacências e localizou buracos de diversos tamanhos em ruas e avenidas, além de asfalto com ondulações e rachado, problemas de pavimentação herdados da gestão do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB).

Grandes ondulações foram identificadas na pista da direita da avenida Alberto Vollet Sachs, na altura do número 1520, sentido rotatória da avenida Santa Catarina. São cerca de 10 metros de irregularidades, rente à calçada. O motorista precisa de atenção, principalmente à noite, quando a visibilidade da via fica deficitária devido à pouca iluminação.

A diante, a reportagem localizou dois buracos grandes no asfalto. Um com 30 e outro com 50 centímetros de diâmetro, em frente à Faculdade Anhanguera, na pista da direita, sentido avenida Santa Catarina. São duas irregularidades bastante visíveis e que, se um motorista desatento não conseguir desviar a tempo, corre o risco de ter o pneu furado ou lataria amassada, devido à profundidade.

Já no bairro Serra Verde, na avenida Edno Rontani Bassetti, exite um buraco grande, com ao menos 5 centímetros de profundidade, bem no meio da via, na altura do número 192, sentido Centro. Próximo dali, no bairro Ipanema, a reportagem registrou dois buracos na sequência no asfalto da pista da direita da avenida Bruno Ferraioli, antes de chegar ao condomínio Gaivotas.

Um pouco mais distante, outro problema grave de pavimentação. O JP identificou na avenida Dois Córregos, na altura do número 209, cerca de oito buracos, alguns médios, outros grandes, e um em cima de uma lombada, na avenida Dois Córregos.

Questionada sobre estas irregularidades no asfalto, a Semob (Secretaria Municipal de Obras) avaliou que “danos no asfalto estão diretamente ligados ao tipo de solo, ao tipo de veículo que circula pela rua ou avenida e também a sua vida útil”.

Revelou, ainda, que a Prefeitura já renovou o contrato para serviços de recuperação de asfalto e eliminação de borrachudos. “O novo contrato para tapa-buraco está em processo de renovação, o que deve ocorrer nos próximos dias”, aponta em nota.

Sobre os locais apontados, a Semob garante que irá enviar técnicos a esses pontos para analisar os problemas e programar os serviços de recuperação. “Ressaltamos que, diariamente, a Prefeitura trabalha com três equipes atendendo os pedidos de conserto no pavimento em toda a cidade”, completa. A população pode direcionar pedidos à prefeitura pelo telefone 156.

Erick Tedesco

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

nove + dois =