Região do Vale do Paraíba também é chamada de destino da fé

0
246 views
Conheça as três cidades paulistas mais famosas por abrigarem grandes templos religiosos e suas celebrações. (Fotos: Pixbay)

Para os católicos a Páscoa é mais que um feriado para se comer chocolates sem sentir culpa. É uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo. Os ritos e celebrações duram uma semana e os fieis visitam igrejas e participam de missas.

Devido à pandemia da covid-19 vários estados do Brasil estão declarando lockdown no feriado, mas isso não impede de nos programarmos para o próximo ano visitas aos pontos mais religiosos do interior de São Paulo.

APARECIDA DO NORTE

Ficando à quase 180km da capital, a primeira cidade, é claro, que seria Aparecida do Norte. O município é mundialmente conhecido graças ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Ela é tão famosa que já recebeu a visita de três Papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco, este último em 2013. Além das autoridades religiosas, a santa também atrai milhões de fiéis.

A enorme construção teve como objetivo expandir seu tamanho, pois a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida, ou Basílica Velha, já não comportava a demanda de romeiros que chegavam.

O local também tem o Museu da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde os visitantes podem observar diferentes obras da igrejas.

Durante a Semana Santa vários fies e romeiros lotam a cidade, muitos chegam a pé ou a cavalo para pagar alguma promessa ou expressar sua gratidão.

GUARATINGUETÁ

Cidade vizinha de Aparecida do Norte, e à 186km da capital paulista, Guaratinguetá.

Uma das histórias mais famosas da cidade revela que Antônio de Sant’Anna Galvão realizou seu primeiro milagre na cidade quando um homem o procurou dizendo que sua esposa já estava em trabalho de parto, mas o nascimento estava tão complicado que mãe e filho corriam risco de morrer e o frei, após escrever em três papéis pequenos versículos e entregou ao homem aflito, que por sua vez deu a sua esposa. Ela teve seu filho sem nenhum problema.

Guaratinguetá possuí lugares cristãos como o Mosteiro da Luz, construído pelo Santo Antônio de Sant’Anna Galvão sendo a casa onde ele viveu na cidade, e o Museu Frei Galvão. Você também pode participar Santa Missa ou da Novena Perpétua da Igreja de Frei Galvão.

CACHOEIRA PAULISTA

Finalizando o tour entre as cidades religiosas temos Cachoeira Paulista. Também cidade vizinha de Aparecida do Norte e Guaratinguetá, o pequeno município foi desenvolvido em base do turismo religioso da região de sem falar dos próprios chamarizes da cidade como: a fundação da Comunidade Canção Nova. A Comunidade Canção Nova, ocupa uma área de 372 mil m² e, de fato, mais parece com uma cidade, tendo casas, restaurantes, capelas, lojas de conveniência, padaria, faculdade, escola, pousada, área para acampamento e livrarias.

O lugar é tão famoso e requisitado que visitantes que fies e turistas de outros países viajam somente para ver essa comunidade e seus cultos.

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

sete − um =