O combate ao animal limita-se à eliminação do seu abrigo e obstrução ao interior do imóvel
Os acidentes com escorpiões já somam 486 casos neste ano e a região com maior número de ocorrência é a Norte – do Vale do Sol ao Santa Rosa – com 30% dos casos. Por conta da pandemia, alguns protocolos de atendimento da prefeitura mudaram. Mas o contato ao munícipe permanece o mesmo: por telefone o 156 e por meio do site (piracicaba. sp.gov.br), clicando no primeiro item do menu horizontal, o ‘156 Fale Conosco’. Conforme a bióloga do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Regina Lex Engel, devido à covid-19, o atendimento das equipes de agentes de zoonoses em domicílio está restrito. “Há uma resposta padrão, com todas as informações que o solicitante receberia do agente, no local, a qual é enviada, juntamente com o folder.
Nessa resposta, o CCZ deixa claro ao munícipe que, caso não fique satisfeito, solicite novamente a visita presencial.” O trabalho do CCZ com relação aos escorpiões é baseado nos protocolos do Instituto Butantan, que preconiza a prevenção por meio do controle físico do ambiente. Regina destaca que não há controle químico (dedetização) eficaz contra o aracnídeo. O uso de produtos químicos (veneno), nunca é indicado, pois não tem resultado eficaz para o controle de escorpiões, podendo provocar até efeito contrário, desalojando estes peçonhentos de seus abrigos.
Quanto à questão da desinsetização de bueiros, o CCZ informa que a atividade é realizada somente para controle de baratas, por empresa terceirizada – e este é um pedido que pode ser solicitado pelo 16. “A dedetização para baratas na rede de esgoto é eficaz, pois elimina a principal fonte de alimento desses animais no ambiente urbano, ocorrendo um controle indireto dos mesmos.” Para correr menos riscos, a bióloga recomenda deixar a área externa limpa, inclusive locais com plantas. Isso porque, o escorpião se abriga entre vegetações ou materiais. Nos ambientes internos, o ideal e tampar todos os acessos da rede de esgoto – coloque ralo abre-fecha e tampas nas pias. Barre frestas como soleiras das portas e use tela nas janelas.
Cristiane Bonin
Leia Mais:
- PM prende em flagrante dois por furto no Centro de Piracicaba
- Força Tática prende um e faz grande apreensão de drogas no Jardim Oriente, em Piracicaba
- Alunos de pós-graduação da EEP visitam a ETE Bela Vista
- Piracicaba e região tem redução nos casos de roubos em geral e furtos de veículos no mês de maio
- Em Piracicaba, homem de 64 anos é encontrado morto dentro de banheiro