Registro de candidatos a prefeito, vice e vereador termina dia 26

Candidatos devem aguardar deferimento do juiz eleitoral (Foto: Claudinho Coradini/JP)

A oito dias do prazo final para registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador às Eleições municipais de novembro deste ano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recebeu apenas duas candidaturas a prefeito (Luciano Almeida e Zé Pedro) e 138 para uma cadeira no Legislativo de Piracicaba. Devido ao adiamento do primeiro e o segundo turno do pleito de 2020, o prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, inicialmente definido para 15 de agosto, passou para o dia 26 de setembro.

Desde ontem, nome de urna, nome completo, número com que participa da eleição, situação junto à Justiça Eleitoral, sigla e partido/coligação podem ser conhecidos pela população no site, inaugurado nesta quinta-feira (17) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Para acompanhar o processo de candidaturas em Piracicaba, basta acessar a plataforma pelo endereço eletrônico indicado e clicar em Sudeste (na sessão Consulta por Regiões Brasileiras). Em seguida, deve clicar no quadrado ‘SP’ e mais um clique na aba ‘Candidatos’. Dentro desta página é preciso escrever o nome do município para começar a busca específica por pessoas que já se inscreveram para o pleito.

Em ambos os candidatos ao Executivo piracicabano a partir de 2021, Luciano Almeida (DEM) e Zé Pedro (PL), a situação aparece como “aguardando julgamento”. Luciana Diniz Daniel, chefe do Cartório da 270ª ZE (Zona Eleitoral), explica. “Significa que o pedido de candidatura ainda não foi deferido pelo juiz eleitoral. O processo começa agora, mas será divulgado apenas após o dia 26 de setembro”. Em seguida, as informações também serão atualizadas na página de estatísticas eleitorais do TSE.

Dos 138 pedidos de registros de candidaturas ao cargo de vereador em Piracicaba, de acordo com a plataforma, aparecem candidatos 34 do DEM,35 do Cidadania, 35 do PL e 33 do PDT e, assim como os registros ao cargo de prefeito, também aparecem como “aguardando Julgamento”.

ATUALIZAÇÃO
Como ressalta o TSE, a plataforma é atualizada toda hora, “a medida em que chegam solicitações de registros à Justiça Eleitoral”, destaca.

Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data limite para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o dia 1º de outubro, até as 19h.

Erick Tedesco

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois × 1 =