Remetimentos é a nova mostra da Pinacoteca Miguel Dutra

‘Remetimentos’ é a nova exposição da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, que tem abertura marcada para hoje (13), às 19h, com visitação aberta de 14 de março a 25 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Aos sábados, das 13 às 17 horas.

A mostra conta com os trabalhos das artistas Alzira Ballestero, Ana Almeida, Heloísa Sandoval, Iza Figueiredo, Marilde Stropp, Patricia Rebello, Sylvia Furegatti, Valéria Scornaienchi e Vane Barini.

De acordo com os organizadores, a presente exposição foi selecionada pelo edital Projeto Exposições 2020, da Semactur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), e apresenta o momento atual da produção de nove artistas visuais que se reúnem assiduamente para discutir projetos individuais e questões inerentes ao sistema da arte contemporânea.

Além dos encontros, em alguns momentos, as atividades deste grupo são norteadas por exposições e residências. A paisagem, as viagens e o contato mais profundo com a natureza são alguns dos elementos que tem aproximado os interesses de pesquisa dessas artistas.

Em 2018, o grupo formado apenas por mulheres realizou uma residência artística numa fazenda na cidade de São Simão, interior de São Paulo, experiência que resultou em muitas trocas e estimulou a produção de parte dos trabalhos aqui apresentados.

Outros deles foram produzidos a partir de viagens feitas individualmente ou a partir da troca fortuita com outros grupos de artistas. O denominador comum aponta a paisagem como protagonista silenciosa e persistente, que expressa certo tipo de suspensão do tempo, particularizado em cada leitura feita e trabalho elaborado pelas artistas.

Desse modo é que se constituem os remetimentos indicativos do título da exposição selecionada pelo Edital da Pinacoteca. Por meio de variantes experiências com a paisagem, este projeto expositivo visa pensar sobre o contato com a natureza e a qualidade das relações interpessoais como elementos do processo de criação.

Vale ressaltar que as pesquisas visuais, ora apresentadas, transitam do lugar de experimentação inicial do ateliê ou mesmo fora dele e, destinam-se ao espaço expositivo, interessadas em reconstituir ambiências e remetimentos entre pessoas, linguagens, estruturas de pensamento e criação na contemporaneidade.

SERVIÇO

Exposição ‘Remetimentos’, abertura marcada para hoje (13), às 19h, com visitação aberta de 14 de março a 25 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Aos sábados, das 13 às 17 horas, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, na rua Moraes Barros, 233.

Fernanda Moraes ([email protected])