Retirado pelo autor, projeto pretendia homenagear caçadores

Foto: Guilherme Leite

Proposta gerou polêmica entre defensores da causa animal

A proposta de homenagear caçadores, atiradores e colecionadores apresentada pelo vereador Wagner Oliveira, o Wagnão (Cidadania) mobilizou protetores de animais de Piracicaba. Por meio de um projeto de decreto legislativo, o parlamentar disse que tem amigos adeptos do Cac (sigla para caçadores, atiradores e colecionares) que procuraram por ele para que a Câmara Municipal instituísse o dia dedicado a essa categoria no calendário oficial da cidade.

Segundo Wagnão, ele retirou o projeto para melhor estudar a sigla. “Estou retirando, pensando mais no que se diz caçador, eu não aprovo porque essa palavra soa muito forte, fica meio complicado para as pessoas entenderem”, justificou acrescentando que estuda apresentar um novo projeto voltado aos atiradores e colecionadores.

Nesta terça-feira, a vereadora e protetora de animais Alessandra Bellucci (Republicanos), que também membro da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e o presidente da comissão, Laércio Trevisan Jr. (PL), assinaram ofício retornando a proposta para nova análise e parecer da própria comissão.

O ofício foi assinado antes de o autor anunciar a retirada da proposta.

HORRIPILANTE
A ativista da causa animal, Carol Stein, que atua na Capital paulista classificou a proposta do vereador piracicabano como horripilante. “Esse projeto de lei não é lagal para a causa animal que vai abraçar mais ainda essa questão horrorosa da caça, que vai muito além do que eles fazem a propaganda”, afirmou.

Para ela, seria um problema para o vereador tocar nesse assunto (caça) . “Seria mais interessante ele fazer alguma homenagem a outra categoria, fora da causa animal, já que ele está atuando de uma forma avessa à causa”, afirmou.

A ativista foi comunicada sobre o projeto pela protetora de Piracicaba, Thaty Freitas, que também buscou apoio da Comissão de Proteção Animal da OAB (Ordem de Advogados do Brasil) em Piracicaba. Thaty se disse revoltada com a proposta do vereador. “Mesmo sendo retirado a população precisa saber dessas coisas para que não passe despercebido”, afirmou.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

1 COMENTÁRIO

  1. Nossa cidade precisa de tantas coisas e idéias positivas e vem alguém querendo homenagear matadores de animais. Nosso legislativo está cada vez pior. Será que não tem gente inteligente que se habilite a atuar na política de forma construtiva ????

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

nove − cinco =