Roberto Morais quer pacificação do futuro presidente

Foto: Alessandro Maschio/JP

Roberto Morais destacou os efeitos trazidos pela RMP

Nestes 255 anos de Piracicaba, o deputado Roberto Morais (Cidadania) destaca uma característica dos que nos veem de fora: “percebemos pela visão de outros municípios Piracicaba é uma cidade admirada pela simpatia da sua população, pelo acolhimento a todos que passam por aqui. Isso nos enche de orgulho”. O autor da lei que criou a Região Metropolitana de Piracicaba falou, ainda, sobre clima tenso das eleições.

Quais os efeitos positivos, um ano depois, da RMP?

Vejo a criação da RMP como uma das mais importantes ações do meu mandato atual. As conquistas já estão acontecendo e beneficiando cerca de 1,5 milhão de habitantes. Estão sendo construídas duas represas para garantir água para abastecimento dos municípios, uma em Amparo e outra em Pedreiras. Além de Piracicaba, outros municípios estão sendo inseridos em programas de recuperação de estradas e vicinais que beneficiam a economia. Nossa região está sendo observada com muito mais interesse e respeito por parte dos governos.

Nestes 255 anos, o que deseja para Piracicaba?

Meu trabalho sempre teve esse olhar para um desenvolvimento sustentável e planejado. Nossa cidade vem crescendo muito e gerando necessidades como moradia, vagas em escolas, empregos, transporte, saúde. Por isso é importante estarmos atentos às possibilidades de recursos destinados à infraestrutura da nossa região, vislumbrando esse crescimento equilibrado.

Qual é a importância de Piracicaba no Estado?

Piracicaba é admirada pela simpatia da sua população e diversificação da sua economia. Nós vimos esta cidade crescer apoiada no cultivo da cana. Hoje temos o polo industrial automobilístico que eu tive a honra de fazer parte na ocasião das primeiras negociações, temos Distritos Industriais com completa infraestrutura, Parque Tecnológico e somos reconhecidos como o maior celeiro de startups com tecnologias voltadas ao setor do agronegócio. Temos muitos motivos para nos orgulhar na nossa “caipiracicaba” que é “xique no úrtimo” como cantam nossos amigos piracicabanos Cesar e Paulinho. Nossa cultura também é muito elogiada. Sempre me perguntam pelo Rio Piracicaba, pelo Xvzão e às vezes me pedem pamonha.

Fale de seus projetos que beneficiam a população.

Todos os meus projetos são direcionados à coletividade. Posso destacar a lei de minha autoria que garante medicamentos gratuitos aos portadores de Fibrose Cística, que são muito caros. Outros projetos voltados à saúde foram dirigidos aos portadores de Síndrome de Down, doenças Respiratórias e doenças metabólicas. Também criei a Semana de conscientização sobre os portadores do espectro autista. Para os disléxicos, conquistamos condições de igualdade em concursos públicos e exames no Detran.

E suas emendas?

Entre os anos de 2021 e 2022 consegui a liberação de mais de R$ 30 milhões em recursos para a nossa região. Só em Piracicaba são mais de R$ 14 milhões dirigidos à Prefeitura, Estádio Barão de Serra Negra, Corpo de Bombeiros, Hospitais, Santa Casa, Ame e outras 14 entidades. Também foram mais de 20 Equipamentos indicados por meio do Programa Nova Frota (Caminhões-pipa, basculantes, ambulâncias). Foram entregues 9 ônibus escolares com acessibilidade para cadeirantes a municípios de nossa região. Conseguimos recuperação estrutural de diversas estradas vicinais e fui um dos principais articuladores para a implantação do PEI (Programa de Ensino Integral) nas escolas da Região Metropolitana, sendo que em Piracicaba já são quase 100% das escolas integradas.

O que o senhor espera das eleições presidenciais?

O Brasil é maior do que os interesses individuais e ideologias. Para mim o próximo presidente eleito no Brasil tem como primeira missão a pacificação da população em prol de um projeto de crescimento sustentável, reconquistar a confiança do mercado Internacional, demonstrar a solidez da democracia brasileira.

Nani Camargo
Especial para o JP

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

um × 3 =