Romance
Debate sobre obra de Clarice Lispector ocorre no Sesc; entrada é gratuita.

Doutora em Teoria Literária Josiane Maria de Souza coordena atividade. (M. Germano/JP)

O livro de romance A Hora da Estrela, da escritora nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira Clarice Lispector, é o tema da segunda reunião do ano do Encontros com a Literatura — Mulheres que Leem São Perigosas, que acontece hoje, às 18h, no Sesc. A mediação é com a doutora em Teoria Literária Josiane Maria de Souza, professora aposentada. A entrada é gratuita.

“A abordagem sobre o livro será no sentido de discutir como a escritora, que sempre teve uma proposta de texto psicologizante, passou a enfocar em problemática de cunho social”, explicou Josiane. De acordo com ela, esse livro é uma resposta às críticas marxistas que acusavam Clarice de ser uma autora burguesa.

“O encontro tem por objetivo refletir sobre a obra dessa importante escritora. Leremos trechos do texto e discutiremos. Sempre é importante a participação ativa dos ouvintes na discussão”, afirmou a profissional.

OBRA — A Hora da Estrela foi lançado em 1977. O romance narra a história da datilógrafa alagoana, Macabéa, que se muda para o Rio de Janeiro. O dia a dia da personagem é contado por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M. De acordo com Josiane, esta obra faz parte da coletânea de livros pedidos em processos seletivos das universidades.

PROJETO — Realizado mensalmente, o Encontros com a Literatura tem o intuito de apresentar e discutir obras da literatura, além de fomentar a leitura. Os encontros foram realizados durante cinco anos no CCMW (Centro Cultural Martha Watts) e a partir de 2018 passaram a ocorrer no Sesc.

CURRÍCULO — Josiane Maria de Souza possui graduação em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, mestrado em Teoria Literária pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas e foi professora da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Atuou com crítica literária, educação, linguagem cinematográfica, leitura e formação de professores.

SERVIÇO — Encontros com a Literatura debate o livro A Hora da Estrela. Hoje, às 18h, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Classificação: livre. Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-9292.

 

(Leonardo Benedito)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 − 1 =