Rotta inicia articulação para reativar Parlamento

A adesão dos municípios ao Parlamento Regional se dá a partir de ato das mesas diretoras e o colegiado é composto por um terço dos vereadores de cada uma das casas legislativas que o integram (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (CID), recebeu, na tarde desta sexta-feira (29), a vereadora de Limeira, Tatiane Lopes (Pode), em reunião que marcou o início da articulação para reativar o Parlamento Regional, colegiado que atuou entre 2013 e 2016 com o objetivo de unificar ações políticas dos 23 municípios que integram a AUP (Aglomeração Urbana de Piracicaba).

Chefe de gabinete da vereadora, Veruska Ramanauskas atuou como assessora especial do Parlamento Regional e explicou as características da organização, a qual busca unir forças com vistas a obter soluções integradas. “Muitas cidades precisam resolver questões, como gestão de resíduos sólidos ou mesmo de saúde, de uma maneira que utilize estruturas vizinhas”, disse.

A adesão dos municípios ao Parlamento Regional se dá a partir de ato das mesas diretoras e o colegiado é composto por um terço dos vereadores de cada uma das casas legislativas que o integram. “Existe uma força política muito ampla que pode beneficiar a população”, diz.

Para o presidente da Câmara de Piracicaba, o momento é de reativar o Parlamento Regional, com o intuito de fortalecer os laços dos municípios e dar encaminhamento às demandas que eles têm em comum. “Vamos, a partir de agora, conversar com os representantes de cada uma das cidades que integram o Aglomerado Urbano e retomar essa atuação”, disse Rotta.

A reunião desta tarde também contou com a participação da diretora do Departamento de Comunicação da Câmara, Valéria Rodrigues, e da assessora parlamentar Amanda Stefan.

O Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba é formado por Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Brotas, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

De acordo com o IBGE, os 23 municípios contam com uma população calculada em torno de 1.400.113 habitantes.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

um × quatro =