Ruth de Souza, ex-atleta de basquetebol morre de Covid-19

Ruth recebe medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991 - Crédito foto: Acervo CBB

A ex-atleta de basquetebol, Ruth Roberta de Souza, 52, morreu nesta terça, dia 13, vítima da Covid-19. Ruth estava internada desde o início do mês, chegou a apresentar um quadro de melhora, mas suas funções vitais pioraram nos últimos dias.

Nascida em Três Lagoas, cidade de cerca de cem mil habitantes no estado de Mato Grosso do Sul, a pivô iniciou a prática do basquete em sua cidade natal, mas logo chamou a atenção da técnica Maria Helena Cardoso, que a trouxe aos 16 anos para a equipe piracicabana.

Dona de um físico privilegiado (1,87m e uma força incomum entre suas companheiras), Ruth logo se tornou referência na posição. Ele esteve presente na conquista da medalha de ouro, nos Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991. Atuou pela seleção brasileira nas Olimpíadas de Barcelona em 1992 e teve seu grande momento na temporada de 1994, liderando um grupo de novatas na conquista do ouro no Mundial da Austrália.

Ao deixar as quadras, Ruth fez o caminho de volta para Três Lagoas, onde viveu entre os compromissos da faculdade de Educação Física e o trabalho na secretaria de esportes local.

Da Redação

LEIA MAIS:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dois × 1 =