Sábado e feriado vão ter ações para vacinação em Piracicaba

Foto: Alessandro Maschio/JP

Imunização vai atender adolescentes de 12 a 17 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba reabriu ontem (29) agenda para vacinar contra covid-19, com a primeira dose, adolescentes de 12 a 17 anos. O agendamento deve ser feito pelo site vacinapira.piracicaba.sp.gov.br. Apasta lembrou que a imunização para pessoas nessa faixa etária é feita com o imunizante Pfizer, que é aplicado em duas doses, sendo de oito semanas o intervalo. De acordo com o informe técnico do Governo do Estado, para tomar a vacina, recomenda-se que os adolescentes estejam acompanhados de adulto responsável ou apresentem o termo de assentimento. O documento está disponível no VacinaPira. Além disso, o adolescente deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência (não necessariamente em seu nome).

Nesta sexta-feira (29) a Secretaria de Saúde antecipou para oito semanas o intervalo entre as doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Com a decisão, Piracicaba segue a nova estratégia do PEI (Plano Estadual de Imunização), que diminuiu de 12 para oito semanas o intervalo da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Assim, as pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca até 9 de setembro já podem agendar a segunda dose no site VacinaPira.

A pasta destacou que, devido ao volume de doses, a antecipação será feita de acordo com a logística e estruturas necessárias para aplicação e ao estoque das doses da vacina. Segundo a secretaria, há vagas no VacinaPira também para agendar a segunda dose das vacinas CoronaVac/Butantan e Pfizer. Já pode agendar quem tomou a CoronaVac até 15 de outubro; quem pertence ao grupo de 18 anos ou mais que tomou a primeira dose Pfizer até 13 de outubro e adolescentes (grupo de 12 a 17 anos) e quem tomou a primeira dose da Pfizer até 11 de setembro.

Neste sábado (30), acontece novamente ação no CRAB (Centro de Refereênca da Atenção Básica) na Vila Rezende, das 8h às 15h, para as pessoas que estão em atraso com a segunda dose, sem necessidade de agendamento. Podem participar as pessoas que tomaram a primeira dose da CoronaVac/Butantan há mais de 28 dias e a primeira dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz há mais de 12 semanas. Na unidade, basta apresentar o comprovante de vacinação da primeira dose, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência em Piracicaba. O CRAB Vila Rezende fica na rua Santo Estevão, 394.

Neste sábado também acontece o happy hour da vacina para aplicação da primeira dose em pessoas com 18 anos. Neste Sábado e na terça-feira (2) será a partir das 8h. Para receber a vacina, as pessoas devem fazer o agendamento no site VacinaPira. A ação ocorre desde a última quarta-feira, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, com vacinação com início no fim da tarde nos dias úteis.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

20 − 8 =