Saiba como alimentar seu macaco

Foto: Divulgação/anami.org.br

Em sua maioria, esses bichos são onívoros e bem flexíveis em sua alimentação: de vegetais a vermes

Semana passada a Arraso falou um pouco sobre como os brasileiros podem ter um macaco como animal de estimação e companheiro. Após alguns processos para conseguir comprar os dois tipos de macacos permitidos no Brasil (o macaco prego e o sagui) é necessário saber os cuidados únicos que esses símios tem e lembrar que, mesmo criados em cativeiros, são animais selvagens com dietas específicas e que precisam de um espaço descente e higiene para não adoecerem e assim ter uma vida próspera e feliz com seus tutores.

ALIMENTAÇÃO

Macacos, em sua maioria, são onívoros, ou seja comem carnes, frutas, vegetais, insetos etc… Por isso não pense em só alimentar seu animal com bananas. Tente variar na alimentação para lhe dar sempre opções saudáveis e vitaminas diárias.
Para o sagui saladas de frutas, verduras escuras, legumes e insetos, como as larvas de tenébrio são ótimos e suficientes para o macaco viver de forma saudável. Você, também, pode oferecer gelatina sem açúcar e uma ração específica, para complementar a alimentação do macaco deixando bem balanceada e completa.
O macaco prego tem um cardápio similar com o do sagui. Você pode dar legumes, verduras, frutas, grãos, ovos e até carne (de preferência carne branca). Além disso, eles também podem comer iogurte, castanhas, biscoitos para macaco e a ração própria do animal.
Estimular seu companheiro primata na hora de comer é algo recomendável. Esses animais, em seu ambiente selvagem, comem usando algumas ferramentas, então deixe um galho para ele usar e não descasque as frutas o permitindo exercitar seus extintos.
Obviamente não de nenhum tipo de alimento processado ou doce, os corpos dos macacos não estão acostumados com tais alimentos e podem adoecê-los se o dar mesmo que somente uma vez. Além disso, se o primata “pegar gosto” pelo alimento não recomendado, ele pode deixar de comer sua refeição diária ou até se tornar agressivo se não receber mais tal comida.

Larissa Anunciato
Email: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × dois =