Saiba o que fazer se o seu pet for picado por abelha

Foto: Freepik

Picada de abelha causa desconforto, dor e também pode ser fatal em ataques a cães e gatos

Gatos e cachorros são animais curiosos que adoram brincar, seja dentro de casa, apartamento ou até mesmo em jardins e parques públicos. É nessa hora que você deve se atentar às abelhas, que podem picar o seu pet e trazer bastante desconforto, preocupação e em alguns casos pode até matar.

Uma picada pode causar no organismo do seu animal os mesmos sintomas que os humanos enfrentam. Em um primeiro momento, existe a dor, causada pela entrada do ferrão na pele e também pela ação do veneno no local atingido. O segundo sintoma e um dos mais preocupantes é o inchaço causado pela reação alérgica chamada de anafilaxia.

Segundo a Professora e médica veterinária, Karina Henrique, “quando o gato e o cachorro veem uma abelha voando, ele vai querer brincar com ela e nesse momento ocorre a picada. Geralmente, essa ação ocorre na face do animal, principalmente na língua ao tentar lamber ou morder. Em alguns casos, pode ocorrer também na patinha do bichinho.”

QUAIS OS SINTOMAS?
Não são todos os animais que desenvolvem reação alérgica, em função da picada de um inseto, porém existe uma grande probabilidade de a reação ocorrer.

As náuseas, os vômitos, o inchaço da garganta e a dificuldade para respirar são os sintomas mais comuns de anafilaxia, apresentados pelos animais.

Se você notar algum desses sinais, leve seu pet imediatamente ao veterinário, pois a reação pode ocorrer em segundos e tomar proporções perigosas a saúde do seu cachorro ou gato.

COMO TRATAR A PICADA
O primeiro passo para tratar a picada, segundo Talles Medeiros, médico veterinário é “Dependendo da gravidade da picada, após levar o animal ao veterinário, o recomendado é consistir em um repouso, acompanhado por uma compressa fria para aliviar a dor e principalmente o inchaço.

Uma dica valiosa para quando essa situação ocorrer, é pegar um cartão de crédito ou qualquer tipo de cartão e passar sobre a área picada em sentido oposto e normal do pelo. Esse movimento vai ajudar a retirar o ferrão da abelha.”

Não utilize nenhum medicamento, sem a prescrição ou indicação de um especialista. Somente o veterinário saberá analisar corretamente o estado do seu animal e indicar a medicação adequada para tratar a picada.

A PICADA DE ABELHA PODE MATAR O ANIMAL?
A resposta para essa pergunta é sim, a picada de abelha em cães e gatos pode ser fatal. Porem, não é muito comum, o fator principal é como o organismo do seu pet vai reagir ao ter contato com a substância aplicada pelo ínsito e também da quantidade de picadas que ele levar.

Se seu gato ou cachorro levar várias picadas, pode apresentar sintomas mais graves como por exemplo, convulsões.

COMO PREVENIR A PICADA?
Quem é tutor de pet, sabe o quanto é difícil supervisionar o animal a todo momento. No entanto, existem algumas formas de prevenir que seu animal seja picado por abelhas. Manter o ambiente protegido é uma das melhores maneiras, e se sua casa possuir plantas e jardins, o mais indicado é deixá-las em locais fora do alcance do gato ou do cachorro.

Na área externa, certifique-se que não existe nenhuma colmeia no local para que seu animal não seja picado.

Daniela Boaventura
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove − 8 =