Saída de médico em USF deixa 4 mil sem atendimento no Itapuã

Em outra unidade, vândalos derrubaram a grade que cerca o prédio e picharam parte do local. | Foto: Amanda Vieira/JP

Duas USF (Unidades de Saúde da Família) localizadas no Jardim Itapuã enfrentam dificuldades, conforme constatou o vereador Pedro Kawai (PSDB) durante visita aos locais nesta semana. De acordo com o tucano, a unidade localizada na rua Garça, vândalos derrubaram a grade que cerca a unidade e picharam parte do prédio. Na outra, situada na rua Cafelândia, o médico pediu demissão e, desde o último dia 4, cerca de 4 mil famílias estão sem poder agendar consultas.

“Compreendemos que o novo governo ainda está conhecendo a dinâmica da máquina pública, mas as demandas da saúde devem ser prioridade”, observou o parlamentar.

Kawai disse que conversou com os pacientes que aguardavam atendimento e disse que vai encaminhar, em caráter de urgência, ofício ao secretário de Saúde, Filemon Silvano, relatando a situação para que o problema “seja resolvido o quanto antes”. O vereador disse que outros serviços, como vacinação e curativos, continuam sendo realizados, mas por uma única enfermeira, já que a outra está em férias.

OUTRO LADO

A Secretaria de Saúde confirmou que o médico da unidade pediu demissão e informou que iniciou o processo de reposição do profissional. “Por se tratar de uma USF, sua equipe de enfermagem e de agentes de saúde é capaz de atender 50% das necessidades dos usuários, como papanicolau, puericultura, pré-natal, aferição de pressão, curativos entre outras. Quando houver necessidade de um médico pediatra ou ginecologista, os pacientes são transferidos para unidades de referência, com agenda marcada. Está sendo feita também uma escala de cobertura médica para a unidade. Isso significa que terá médico duas vezes por semana atendendo no local”. Sobre o vandalismo, o setor de manutenção está tomando as devidas providências.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezessete − 8 =