Salãozinho de Humor: Inscrição de estudante termina na próxima semana

Foto: Claudinho Coradini/JP

Os trabalhos aceitos para 2021 são desenhos e objetos tridimensionais

As inscrições para o 19º Salãozinho de Humor seguem abertas até o próximo dia 30 (quarta-feira). Direcionado a estudantes da rede pública e privada, com idades entre os sete aos 14 anos, a versão jovem do tradicional Salão Internacional de Humor de Piracicaba tem como objetivo incentivar à prática artística e contribuir com o seu desenvolvimento intelectual e crítico através da linguagem do humor gráfico. O evento é realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (Semactur) e Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU). A abertura da mostra virtual será em 21 de agosto e seu encerramento está previsto para dia 1º de novembro.

O Salãozinho tem tema livre e as inscrições são gratuitas – veja como participar ao fim desta matéria. Os interessados poderão enviar trabalhos em duas modalidades: desenhos e objetos tridimensionais (esculturas) – até dois trabalhos por pessoa. Os desenhos deverão ter formato máximo de 210 x 297 mm (A4) para qualquer técnica e desenvolvidos nas linguagens do cartum, charge, caricatura e história em quadrinho ou tiras – não serão aceitos trabalhos digitais. Os objetos deverão ser originais e inéditos, respeitando os limite de 42 cm (altura) x 30 cm (profundidade) x 30 cm (largura). Todos os trabalhos serão analisados por um júri composto por profissionais capacitados escolhidos pela comissão organizadora.

A mostra confirmou que haverá premiações, mas não indicou quais serão. O que está certo é que serão conferidos seis prêmios distribuídos para os escolhidos de cada faixa etária – de sete e 10 anos e de 11 e 14 anos – num total de 12 contemplados. “Vale ressaltar que os trabalhos premiados farão parte do acervo do Salão de Humor, e não serão devolvidos aos premiados, pois são aquisitivos para a Prefeitura de Piracicaba”, informa a assessoria de imprensa do salão.

PARTICIPE!
Para participar do Salãozinho de Humor é preciso fazer o download do arquivo em formato Word disponível no site oficial (salaointernacionaldehumor.com.br) – se preferir, leia o QR Code desta matéria para ser encaminhado à página na web; clique em ´Salãozinho´ no primeiro menu horizontal; a ficha de inscrição estará logo após o regulamento. Os desenhos e os objetos tridimensionais devem ser enviados pelo correio ou entregues pessoalmente para: 16º Salãozinho de Humor de Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454, CEP 13405-123 ou use Caixa Postal 12). Todos os trabalhos deverão ter anexos a ficha de inscrição preenchida de forma legível – este é um critério para classificação.

INTERNACIONAL
O evento principal, o Salão Internacional de Humor, traz, além dos tradicionais charges e caricaturas, duas categorias: saúde e Jogos Olímpicos. A premiação acontece em 6 de agosto, com distribuição de R$ 55 mil e troféus. A abertura da exposição está programada para 21 de agosto e o encerramento, em 31 de outubro. A edição de 2021 é a de número 48. No site do salão (salaointernacionaldehumor.com.br) dá para ver tudo o que rolou no evento do ano passado – são 316 trabalhos.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

1 × cinco =