Samba de Lenço realiza rota cultural e turística acessível para pessoas surdas

Foto: Divulgação

Projeto recebe a Assupira no dia 15 de maio para conhecer a história do samba

A Rota do Samba de Lenço de Piracicaba recebe no dia 15 de maio a Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba, para participar do roteiro turístico, educacional e cultural acessível para as pessoas surdas. A rota percorre a história do samba em Piracicaba e essa edição foi preparada para fornecer interpretação em libras em tempo real dos componentes que formam a história do negro na cidade.

“A Assupira deseja que a cultura assuma o mais rápido possível a responsabilidade social e ampliar o acesso da comunidade surda (e de outras pessoas com deficiência) ao patrimônio cultural produzindo pela humanidade. A associação acredita que a educação e cultura mudam as pessoas e as pessoas mudam o mundo”, diz Beatriz Aparecida dos Reis Turetta, membro da diretoria executiva da Assupira.

Ela ressalta para os grupos culturais que pretendem oferecer cultura acessível para a comunidade que é preciso a consciência que colocar apenas um intérprete de Libras no evento não é o suficiente. “Para que essa comunidade realmente tenha acesso ao evento, é preciso pensar na divulgação, no transporte, na acessibilidade arquitetônica, na qualidade dos profissionais interpretes que assumem essas atividades, entre outras questões”, explica.

David Rodrigues Marques, também membro da diretoria executiva da Assupira, avalia que: “Piracicaba tem avançado em acessibilidade na área cultural e percebemos que as leis de incentivo à cultura têm favorecido esse crescimento. Somente esse semestre já fomos ao teatro, a um show de sanfona, oficina de VV (visual vernacular), oficinas de slam (poesia surda), entre outros”, relata.

O projeto é idealizado pela produtora executiva, Natalia Puke e pela auxiliar de produção e guia de turismo, Julia Madeiga. A rota realiza mais dois roteiros presenciais com grupos fechados, nos dias 15 e 28 de maio. Em junho, também terá uma edição virtual da rota no dia 9, que será aberta ao público e também contará com interpretação em libras. Para participar da rota online acompanhe o Instagram (@sambadelencopira) do projeto para receber mais informações. Todos os roteiros são gratuitos.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois × 1 =