Sambista Juca Ferreira pede esperança em música

Nova música do sambista está no Youtube | Crédito: Divulgação

A composição é de 2018, desengavetada pelo autor, o sambista Juca Ferreira, apenas em julho deste ano, em meio à pandemia da covid-19. Recuperar a música e gravá-la, ele conta, foi um aceno para si próprio de que é preciso ter esperança por dias melhores, vencer as angústias e seguir em frente. Assim nasceu ‘Dias de Luta’, samba autoral que Juca lançada sábado (22) no seu canal do Youtube e que estará, em breve, nas plataformas de streaming. Ouça aqui: https://youtu.be/XX6oOEreVr8.

“Fala da necessidade de lutarmos pelo amor, da busca pela esperança e nos unirmos em prol do bem comum, que é nossas vidas”, desta Juca, contemporâneo do samba piracicabano. Apesar de dialogar diretamente com o período atual, a gênese da música remete a um ano também atípico – como esquecer da polarização política tão acirrada que marcou o Brasil pré-eleição do presidente Jair Bolsonaro?

“Acho que foi um prenúncio”, pondera a músico, que também recuperou “Dias de Luta” para tomar fôlego e estreitar ainda mais sua honrosa relação com a arte dos sons, ritmos e remelexos. “A música ficou na gaveta até julho de 2020, mas eu tinha vontade e sabia que um dia gravaria ela. E por tudo que estamos vivendo decidimos gravar”, conta.

O empurrão veio do amigo e também músico Leandro Cintra. “Leandro tem uma empresa de som profissional para eventos e também precisava de construir um plano B devido à escassez de trabalho por conta da quarentena. Daí ele montou uma sala estúdio para gravação e ensaios. Como somos amigos, parceiros no ofício, me convidou para praticamente estrear projeto dele de sala de gravação”, lembra Juca.

Cintra, além de coprodutor do samba inédito de Juca, ainda tocou banjo. “E muitos outros nomes da música de Piracicaba também participaram e me ajudaram nessa empreitada musical”. A parceria, enfatiza o músico.

Erick Tedesco