Santa Casa de Piracicaba suspende cirurgias eletivas

Medida foi tomada devido à situação crítica da pandemia. (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Piracicaba voltou a suspender as cirurgias não emergenciais, também conhecidas como cirurgias eletivas e que podem ser reagendadas posteriormente. A medida está em vigor desde a última segunda- -feira e, segundo o diretor clínico André Gervatoski, a iniciativa aumenta o cerco ao coronavírus, tendo em vista que o visitante fica exposto a vírus no ambiente hospitalar, podendo também ser portador do vírus para as dependências do hospital.

Segundo o médico, o adiamento das cirurgias e procedimentos não urgentes reduz sensivelmente o número de pessoas circulantes no hospital e deixa um número maior de leitos hospitalares livres para atender aos possíveis casos de pacientes infectados pela covid-19.

O diretor clínico revela que 47,54% das cerca de 1.400 cirurgias realizadas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano são eletivas e que esta é a terceira suspensão desses procedimentos desde o início da pandemia.

“Estamos cancelando cirurgias em todas as especialidades, inclusive as cirurgias oncológicas e pediátricas”, disse Gervatoski, lembrando que os casos mais graves serão avaliados de maneira pontual e específica pela equipe médica do Hospital. Ele lembra que a situação do coronavírus no Brasil saiu da fase de contenção (foco para evitar a transmissão do vírus) e passou para a fase de mitigação, quando as ações e medidas têm o objetivo de evitar a ocorrência de casos graves e óbitos.

“Todos os procedimentos e cirurgias eletivas suspensos serão remarcados e os pacientes comunicados sobre a nova data”, tranquilizou o diretor clínico. Gervatoski informa ainda que as visitas prosseguem suspensas desde setembro de 2020, quando foi suspensa também a permanência de acompanhantes junto aos pacientes, à exceção de casos extremos mediante orientação médica.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 × dois =